segunda-feira, maio 17, 2010

Concer promete a nova subida da serra

Prevista para ser realizada desde a formalização do contrato de concessão assinado pela Concer em 1995, a construção de uma nova pista de subida da BR-040, Rodovia Rio – Petrópolis – Juiz de Fora, deve começar a sair do papel no ano que vem. Os valores e detalhes sobre o projeto ainda não foram divulgados pela concessionária, uma vez que ainda estariam sendo analisados por técnicos da empresa, mas a expetativa é de que a construção começaria a se concretizar em 2011. A previsão, no entanto, não é motivo de comemoração entre representantes de entidades que com frequência denunciam as deficiências na prestação do serviço e exigem que a concessionária que administra a BR-040 preste um serviço de melhor qualidade para os usuários. A maioria deles afirma que só vai acreditar na promessa depois que a construção da nova pista estiver concluída.
Entre estes está o presidente da Câmara de Vereadores, Bernardo Rossi, que se diz descrente sobre a concretização da obra no ano que vem. “A construção da nova pista é um investimento importante para o desenvolvimento da nossa cidade e vai trazer melhorias para todos os usuários da estrada, mas ainda estou descrente. Vamos continuar lutando até as obras serem feitas”, garante Rossi, lembrando que a Câmara vem cobrando que a Concer melhore os serviços. “A gente vem desde o início do mandato batalhando por isso. Encaminhamos ofícios para o Governo Federal, para a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), realizamos audiência pública na Câmara e, recentemente, ingressamos com uma ação na Justiça Federal contra a Concer e a ANTT exigindo melhorias para os usuários da BR-040, entre as quais a construção da nova pista, que já deveria ter sido feita, e também denunciando o valor abusivo do pedágio”, frisa. Unido aos demais vereadores na briga contra a Concer, o líder do governo na Câmara, vereador Wagner Silva, destaca que enquanto outras concessionárias vêm investindo em melhorias, na Concer as promessas normalmente resultam apenas em aumentos na tarifa para os usuários da estrada. “Estamos vendo a Concer sempre fazendo essas promessas, mas não vemos nada de concreto acontecer, ao contrário do que acontece com outras concessionárias. Na estrada que liga Guapimirim a Teresópolis, que é administrada pela CRT, por exemplo, as obras previstas para um trecho de 12 quilômetros já começaram a ser feitas. Já aqui na Concer, sobre a construção da segunda pista de subida na BR-040, eu só acredito depois que as obras começarem. Afinal, todas as vezes que ouvimos falar sobre esse assunto aqui, o que tivemos na verdade foram aumentos no valor da tarifa de pedágio”, afirma Wagner Silva.
Opinião semelhante tem o representante da Associação Brasileira de Caminhoneiros (ABCAM), Jorge Lisboa, que frequentemente denuncia as más condições da estrada e o preço abusivo na tarifa de pedágio na BR-040. “Se construírem mesmo a segunda pista, será uma surpresa, principalmente pra nós petropolitanos, pois a Concer não terá benefício algum com essa construção, apenas custos, e eles normalmente não se interessam por nada que não lhes traga algum benefício. Eu não acredito que irão construir realmente essa estrada no ano que vem, pra mim isso é apenas um pretexto que vão utilizar para daqui a alguns meses aumentar mais uma vez o pedágio”, disse, lembrando que como representante da ABCAM muitas vezes já denunciou as condições precárias da BR-040. “Há muito tempo lutamos por melhorias na estrada e denunciamos as péssimas condições de conservação e a sinalização precária dessa estrada. Tomara que construíssem mesmo essa segunda pista, mas eu só vou acreditar nisso depois de vê-la pronta”, afirma Lisboa.
O presidente do Instituto de Defesa do Cidadão e Consumidor, Márcio Tesch, acrescenta que a construção da nova pista já deveria ter sido feita há mais de cinco anos e lembra que, já em 2004, o Indeccon ingressava na Justiça para denunciar o descumprimento dos compromissos do contrato. “Em 2004, ingressamos com uma Ação Civil Pública. Fomos os primeiros a provocar, pois a Concer já devia ter feito isso desde 2003. Essa ação do Indeccon já questionava o preço abusivo do pedágio e também o cumprimento das obras previstas no programa de exploração da rodovia, assinado em 1995, junto com o contrato de concessão. Essas obras deveriam ter sido feitas até 2003, mas eles foram conseguindo ampliar os prazos e agora o prazo para que a Concer construa a segunda pista é 2014. A construção dessa nova pista é uma vitória da sociedade, do Indeccon, da Câmara de Vereadores de Petrópolis, dos deputados e de todos os políticos que trabalharam por isso”, finaliza Márcio Tesch.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

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