sexta-feira, maio 21, 2010

Ministério Público quer explicações da Concer

O procurador da República Charles Stevan da Mota Pessoa, que instaurou um inquérito no Ministério Público Federal para apurar a existência de risco para usuários da BR-040 por conta de um deslizamento de terra na altura do Km-78/RJ da BR-040, disse que vai encaminhar um novo ofício à Concer para que a concessionária apresente os laudos sobre avaliação de riscos naquele trecho da estrada. “Recebemos uma resposta da Concer na qual eles nos informam não haver risco de desabamentos naquele trecho, mas nessa resposta eles não enviaram o laudo, com assinatura de técnico responsável por esta avaliação. Dizem apenas que o risco não existe. O MPF quer saber quem poderá ser responsabilizado se aquela pista descer e alguém morrer ali. Vamos encaminhar um novo ofício à Concer, solicitando novamente que este laudo seja encaminhado ao MP. Também estamos questionando o porquê da demora em executar a obra, já que o deslizamento aconteceu no início do mês de abril”, disse.
No fim da semana passada, o procurador instaurou o inquérito civil público e encaminhou ofícios à Defesa Civil Municipal e à Concer, estabelecendo um prazo de 48h para que as respostas ao questionamento fossem enviadas ao MPF. Em resposta ao procurador, a Concer informou: “Entendemos não haver risco de desabamento naquele trecho da estrada”. Além disso, o departamento jurídico da Concer informa o cronograma das obras, explicando que o deslizamento aconteceu no dia 8 de abril e que no dia 12 foi feita a contratação de especialistas para visitar o local. Ainda segundo o documento enviado pela Concer, o projeto executivo está previsto para ser concluído em 9 de junho. Segundo o cronograma apresentado ao MPF, as obras devem começar no dia 26 deste mês e têm prazo de término em 120 dias. A concessionária informa ainda que já foram iniciados os serviços de sondagem, mas que a concessionária ainda não tem um relatório conclusivo.
Na última quarta-feira, durante sessão realizada na Câmara, vereadores criticaram a qualidade dos serviços prestados pela Concer e a demora da concessionária em adotar as providências quanto ao risco para os usuários. “Mais uma vez, a Concer teve que ser acionada pelo MPF, se não tudo ficaria do mesmo jeito. Fizemos audiência pública, fomos à imprensa, entramos com ação na Justiça, procuramos o apoio de deputados estaduais e federais, senadores, mas a Concer continua desrespeitando a população petropolitana. Enquanto eu tiver mandato, vou continuar denunciando os desmandos da Concer”, afirmou o presidente da Casa, vereador Bernardo Rossi.
O vereador Samir Yarak também criticou a concessionária, lembrando que a Concer disse que iniciaria as obras, mas até quarta-feira nada havia sido feito além da colocação de um conteiner e instalação de uma placa com informações incompletas sobre a obra. “Passando por lá, vimos que a placa não informa o valor da obra, a data de início, nem data de término. Não havia ninguém trabalhando no local”.
O vereador Marcelo motorista, que já enviou ofício à Concer pedindo melhorias, lembrou que existem outros pontos da via que também precisam de atenção por parte da concessionária, entre os quais o trecho na altura do Km-82 da pista sentido Rio (próximo ao Contorno), onde existem rachaduras. “Com o peso das carretas, a pista pode ceder de uma hora para outra. Os moradores já me pediram providências. O trecho com rachaduras é em uma curva, o que representa risco para motoristas e também moradores do Contorno”, denunciou o vereador.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: