quarta-feira, maio 19, 2010

Pressionada pelo MP, Concer inicia obras de contenção

Questionada no fim da semana passada pelo procurador da República Charles Stevan da Mota Pessoa, que instaurou um inquérito civil público no Ministério Público Federal para apurar a existência de risco para usuários da BR-040 por conta de um deslizamento de terra na altura do Km-78 da pista de descida da serra, a Concer disse que iniciou ontem as obras de contenção na barreira às margens da estrada. De acordo com a concessionária, as obras começaram depois que técnicos concluíram as investigações geotécnicas no local. Segundo informações da assessoria de imprensa, “a Concer iniciou ontem o trabalho de contenção do talude na margem direita da pista do Km-78, onde, no mês passado, uma barreira deslizou, deixando o acostamento e a faixa da direita interditados”. A barreira, no trecho próximo à entrada para o bairro Rocio, desabou em consequência das fortes chuvas que atingiram a região em abril.
Também oficiada no fim da semana pelo procurador da República, a Defesa Civil informou, através da assessoria de comunicação da PMP, que “a última vistoria no deslizamento de terra na altura do Km-78 da BR-040, sentido Rio de Janeiro, foi realizada nesta sexta-feira, dia 14, e que o laudo apontava que o deslizamento ocorreu por falta de contenção”. A Defesa Civil esclareceu ainda que o laudo já foi encaminhado ao Ministério Público Federal e à Concer.
O inquérito civil público nº 1.30.007.000069/2010-69 foi instaurado no MPF na quinta-feira, com base em notícias sobre um deslizamento de terra, com possível risco de desabamento, da pista no Km-78 da BR-040 (sentido Rio de Janeiro) e também possíveis rachaduras na mureta que sustenta aquele trecho da estrada, o que poderia colocar em risco os motoristas que utilizam a estrada. Na ocasião, o procurador da República Charles Stevan da Mota Pessoa encaminhou ofício à Concer e estabeleceu um prazo de 48h para que a concessionária explique que medidas estão sendo adotadas sobre o deslizamento. Além disso, a concessionária deverá explicar se há risco de novos desabamentos naquele trecho, bem como qual é o cronograma de execução de obras. A Concer deverá também apresentar ao MPF os laudos de avaliação do caso.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Carlos Francisco de Paula, também foi oficiado pelo procurador a informar ao MPF se foi elaborada avaliação sobre o risco e deverá também encaminhar cópia desse relatório ao MP. A Defesa Civil também deverá informar ao procurador que medidas devem ser adotadas pela concessionária (Concer).
Fonte:Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: