quarta-feira, outubro 07, 2009

Piabanha é desassoreado em Corrêas


Depois de meses de espera, moradores de Corrêas foram surpreendidos ontem com a presença maciça de funcionários da Prefeitura Municipal trabalhando no desassoreamento do Rio Piabanha, que corta a comunidade. Aproximadamente dez homens estão trabalhando na operação, cuja previsão de duração é de 20 dias.

O horário escolhido para o trabalho é que não agradou muito aos moradores, porque uma das máquinas usadas para o trabalho terá que permanecer sobre a ponte, acesso principal à praça. A preocupação é com a formação de engarrafamentos, mas agentes de trânsito estão sendo mantidos no local pela CPTrans, com o objetivo de ordenar o trânsito. Ontem, apenas pequenas retenções se formaram na Estrada União e Indústria.

A limpeza do rio havia sido reivindicada por Sérgio Matos, presidente da Associação de Moradores de Corrêas, em matéria publicada pela Tribuna no último dia 27 de setembro. O medo da comunidade era a proximidade da temporada de chuvas, quando, devido à falta de desassoreamento, os rios Piabanha e Bonfim transbordam e alagam várias ruas do bairro. A última dragagem havia sido feita há mais de um ano.

O primeiro dia de trabalho na área estava sendo usado também para experiência com uma das máquinas, que estava em manutenção. Através da Coordenadoria de Comunicação, a prefeitura adiantou ontem que, na região, havia muito entulho de obra e também pneu de carros e caminhões jogados nos rios. Salientou também que esse tipo de material, além de prejudicar o meio ambiente, colabora para o transbordamento do rio no período das enchentes.

Ainda de acordo com o órgão, “a primeira etapa de dragagem dos rios começou pelo Rio Quitandinha, no final do mês de janeiro. Desde o início do ano, mais de 10.000m3 de areia, pedras e lixo já foram retirados dos rios em diversas localidades, entre elas Castelânea, Coronel Veiga, parte do Bingen, Duarte da Silveira, Palácio de Cristal até a Rua do Imperador, Rua Souza Franco até o trecho que compreende o Terminal do Centro (Caldas Viana) e Rua Nelson de Sá Earp. O trabalho de dragagem dos rios vem sendo feito em conjunto com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e já se tornou uma operação rotineira, realizada a pedido do prefeito Paulo Mustrangi, que pediu a manutenção dos rios para evitar enchentes no período de verão”.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: