sábado, outubro 10, 2009

Difícil volta para casa na BR-040

Petropolitanos reclamam dos engarrafamentos, cada vez mais frequentes, na subida da Serra
Karine Tavares
karine.tavares@oglobo.com.br
Até bem pouco tempo atrás, muitos petropolitanos que trabalham no Rio podiam se gabar de chegar em casa antes de colegas cariocas, graças, principalmente, ao bom estado de conservação da BR-040 e à quase ausência de trânsito na rodovia.
A situação, contudo, vem mudando a cada dia.
Engarrafamentos causados por ônibus ou caminhões quebrados têm se tornado uma constante na vida de quem precisa pegar a estrada na volta do trabalho.

— Voltar para casa está se tornando um pesadelo. Nunca sabemos a que horas vamos chegar. Há duas semanas, a roda de um caminhão quebrou e eu fiquei 20 minutos parado logo depois do pedágio. Foi um caos. E isso se repete pelo menos uma vez por semana. Essa estrada está ultrapassada. É preciso, urgentemente, fazer a duplicação da via. O aumento do pedágio vem nas datas certinhas, mas os benefícios para os usuários, não — reclama o administrador de empresas Fernando Constantino, que trabalha no Rio, mora em Itaipava e usa a rodovia diariamente.
Também usuário da estrada, o economista Marcelo Kling se preocupa com as condições da via: — É um descaso quanto à nossa segurança. Será que estão esperando algo mais sério acontecer? Já o engenheiro Nelson de Andrade Júnior, que também passa pela BR-040 diariamente, arrisca até uma possível solução para o problema.
Em sua opinião, bastaria mudar o horário de tráfego das grandes carretas que passam pela via.
Segundo a Concer, concessionária que administra os 180 quilômetros do trecho da BR-040 entre Rio e Juiz de Fora, as obras de duplicação da via — previstas no contrato de concessão com o governo federal — devem começar apenas em 2011 e levar três anos para serem concluídas. A empresa também informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que não pode decidir o horário de tráfego dos caminhões de grande porte. Mas recomenda às empresas de transporte de cargas usar a via em horários de menor fluxo.
Fonte: O Globo Serra

Nenhum comentário: