quinta-feira, outubro 29, 2009

Prefeitura aprova construção de casas na Madame Machado

Na última terça-feira (27), a comissão especial criada pelo prefeito Paulo Mustrangi para analisar e enquadrar os pedidos de licenciamento de empreendimentos habitacionais relacionados ao programa Minha Casa Minha Vida reuniu-se e enquadrou três, dos quatro empreendimentos habitacionais como prioritários. Uma vez enquadrados, esses projetos terão agora o prazo máximo de 10 dias para receber os pareceres das áreas técnicas da prefeitura para licenciamento.

Segundo o Secretário de Habitação, João Orban, a publicação do Decreto 102, que constituiu essa Comissão Especial é uma grande vitória para a população. “Foi uma demonstração inequívoca do prefeito Paulo Mustrangi de que os projetos habitacionais de interesse social, como o Minha Casa Minha Vida, têm prioridade máxima em seu governo”, disse.

Na avaliação do secretário de habitação, existe uma demanda habitacional reprimida em Petrópolis, já que por diversas razões, há décadas não se constrói habitação popular, sem ser para os desabrigados das chuvas. O Programa Minha Casa Minha Vida é a grande oportunidade que Petrópolis tem de oferecer moradia em grande escala para o segmento com renda entre zero a dez salários mínimos que não tem onde morar".

Segundo Orban, ainda há setores elitistas que não apóiam o “Programa Minha Casa Minha Vida” e ficam buscando motivos e pretextos para impedir que o programa se implante e seja bem sucedido no país. “Mas acredito que esses estão sendo atropelados pelos fatos. Eles não percebem que o presidente Lula, ao quantificar e tornar público o déficit habitacional no Brasil e estabelecer a meta de produção de um milhão de habitações em dois anos, colocou o drama da questão habitacional do Brasil na pauta e na agenda de todos os governadores e prefeitos municipais. Em Petrópolis, o prefeito Paulo Mustrangi está fazendo sua parte e os resultados serão percebidos pela população em breve”, ressaltou.

Os três projetos aprovados pela comissão especial da Prefeitura perfazem a somatória de quase 500 unidades habitacionais no Bairro Madame Machado. Dois deles são da Construtora Solidum. O secretário de Habitação informou que na próxima reunião serão analisados mais três novos projetos habitacionais do programa “Minha Casa Minha Vida”, sendo 185 em Corrêas; mais 48 unidades em Madame Machado; e outras 180 no bairro Roseiral.

Lançado em maio deste ano, o programa já é uma realidade. As cidades em todo o país estão se adaptando e se ajustando para viabilizar o programa. No Rio de Janeiro já foram licenciados 39 mil moradias, em Fortaleza 25 mil casas. E, por determinação do prefeito Paulo Mustrangi, Petrópolis não vai ficar para trás. “ Vamos eliminar as barreiras e as resistências, agilizar os processos e, viabilizar o sonho de milhares de cidadãos petropolitamos de adquirir sua casa própria”, frisa o secretário de Habitação.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: