quarta-feira, outubro 14, 2009

Acidentes: imprudência e falta de fiscalização

A imprudência de motoristas aliada a falta de fiscalização e às condições climáticas e de conservação da Serra de Petrópolis são apontados como os principais fatores para o aumento do número de acidentes registrados na BR-040. Estatística divulgada pela Polícia Rodoviária Federal, mostra que em relação às ocorrências registradas no ano passado, houve um aumento de 20% nos acidentes na Rodovia Rio-Petrópolis- Juiz de Fora. A situação é ainda mais preocupante, porque o número de feridos teve um aumento de quase 100%. Em todo ano de 2008 foram registrados 120 casos de pessoas feridas; até setembro deste ano, o número já havia saltado para 236. Até setembro, 25 mortes foram registradas. O número já é o mesmo que o total de mortes na rodovia em todo ano de 2008. Mas o aumento brutal de acidentes não assuta o representante da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABCAM), Jorge Lisboa. Ele conta que na rotina das estradas a fiscalização é precária e motoristas cometem inúmeras irregularidades. “Muitos motoristas não respeitam a sinalização, fazem ultrapassagem em pista dupla, na terceira faixa, é muita imprudência que se vê por essas estradas. Os dados sobre acidentes são pequenos perto do númenor de irregularidade que vejo nas estradas”, conta.
Segundo Lisboa, a falta de uma fiscalização efetiva favorece a imprudância dos motoristas. “Os acidetes acontecem também por causa da falta de fiscalização. Estou vindo de Rondônia, saí de lá na sexta-feira, ainda não cheguei à Petrópolis e nesses dias todos, não vi nenhuma ação de fiscalização, nenhuma bliz com bafômetro em mais de três mil quilômetros que já percorri; está tudo normal nas estradas. Eles dizem que vão reforçar a fiscalização, mas não é o que vemos no dia a dia das estradas”, disse, lembrando ainda que em alguns casos, a eficiência nos serviços das concessionárias contribuem para aumentar o perigo. “Há cerca de um mês, houve o tombamento de um caminhão próximo à entrada de Areal e uma quantidade de óleo derramou na pista. Tenho notícia de que esses dias, um outro veículo rodou no mesmo lugar, porque a limpeza da pista não foi bem feita”, disse. O gerente administrativo da empresa Única/Fácil, José Antônio Peixoto, acrescenta que o maior risco está na pista de subida da serra. “A subida da serra não tem acostamento, o que deixa o motorista com pouca alternativas no caso de um acidnete à sua frente. Ele tem de um lado o meio fio, e do outro um paredão de pedras”, diz. Na avaliação dele, toda a subida da serra é crítica e as condições do clima aumentam ainda mais os riscos. “De repente de uma hora para outra, temos chuva, neblina, o que exige muita atenção e cuidado por parte dos motoristas. Se um carro rodar de repente na sua frente, ele não tem para onde escapar, pois em toda a pista de subida não existe acostamento, é uma pista antiga demais e tem muito problemas que vão se resover quando a duplicação for feita. Costumamos dizer que nossos motorista não podem somente ser bons, eles tem que ser ótimos, porque essa é uma pista muito difícil, são mais de 130 curvas, caminhões cada vez maiores. Está chegando a um ponto que a estrada não comporta mais. É preciso que seja feita a duplicação, com uma pista nova, com menos curvas, com acostamento e uma pavimentação melhor para que o motorista tenha mais segurança. A pista atual tem muitas emendas”, afirma. As dificuldades da pista exigem perícia dos motoristas e são um obstáculo à mais até mesmo na hora da empresa contratar motoristas para as linhas intermunicipais. “Além da avaiação do histórico dos motoristas, comprovando que ele tem experiência em conduzir veículos de grande porte em estradas, eles ainda passam por uma escolinha, com treinamentos na serra por cerca de um mês; depois disso eles são avaliados, os aprovados são habilitados a dirigir na Serra de Petrópolis.”, explica, lembrando que a cada oito motoristas que passam pela escolinha, apenas uma média de dois conseguem ocupar a função de motorista da empresa.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: