sábado, outubro 17, 2009

Horário de verão entra em vigor

O horário de verão entra em vigor hoje à meia-noite. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A mudança no horário ocorre até fevereiro, deixando os dias mais longos. O objetivo é a economia de energia elétrica.
Desde o ano passado, com o Decreto 6.558, de 8 de dezembro de 2008, ficou determinado que o horário de verão deverá começar sempre no terceiro domingo do mês de outubro e encerrar no terceiro domingo de fevereiro. A exceção fica por conta do feriado de carnaval, que se coincidir com a data, como no caso do ano que vem, adiará automaticamente o término do horário para o final de semana seguinte, neste caso, 21 de fevereiro.
O horário de verão é aplicado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Segundo divulgou o Ministério de Minas e Energia, devido ao calor e ao crescimento da produção industrial com a chegada do Natal, é registrado um aumento de energia nos meses de aplicação do horário de verão. Com a mudança nos relógios, a expectativa é de que haja uma redução de 4,4% no consumo de energia no Sudeste e no Centro-Oeste do país.
A estimativa do governo federal é de uma economia de energia de até 5% nos horários de pico de consumo. O horário de verão é adotado no Brasil desde 1932. A intenção é buscar o melhor aproveitamento da luz natural.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: