segunda-feira, março 05, 2007

ITAIPAVA FESTIVAIS ACONTECE A PARTIR DE JUNHO

Os maiores nomes do cinema, da literatura, da moda e da música nacional e internacional vão transformar a região de Itaipava em um circuito cultural. Com o objetivo de criar uma agenda positiva para a cidade e reforçar a importância de Petrópolis no cenário artístico, o Itaipava Festivais trará o que há de melhor na cultura, dividido em quatro festivais que acontecem nos meses de junho, agosto, outubro e novembro. O projeto foi lançado na última quinta-feira, durante evento de posse da nova diretoria do Convention&Visitors Bureau, no Armazém Digital.

"Queremos fazer de Itaipava um espaço privilegiado para eventos e encontros, ligados ao comportamento e à cultura. Petrópolis precisa ser reconhecida como pólo importante de ciência, cultura e tecnologia", explicou o idealizador do projeto, Jack London. Os eventos vão contar com palestras, mesas redondas e premiações durante cinco dias cada. Os festivais serão realizados no Armazém Digital, em hotéis e pousadas da região e no Parque Municipal, onde será montada uma tenda com capacidade para 500 pessoas. No local também será instalado um telão na parte externa da tenda.

O evento será inaugurado com o Festival de Cinema, em junho, com temática sobre o prazer, amar, viver e comer. Trinta longas-metragens serão exibidos. Cinco deles, inéditos e com pré-estréias diárias. Dois dos lançamentos serão feitos gratuitamente. As sessões serão feitas de 10h às 22h. Mostras de curtas e documentários, lançamento de livros - com noites de autógrafos -, exposições de equipamentos cinematográficos, de fotografias e de pôsteres de cinema também vão fazer parte do evento.

De acordo com Rick Ferreira, organizador do Festival de Cinema, além de oficinas de direção, arte, figurino e cenografia, o festival vai reunir atores, diretores, produtores, distribuidores e personalidades em mesas de debate. O melhor filme do evento será escolhido por um júri popular. "Durante cinco dias, Itaipava vai respirar cinema", declarou.

O público vai contar ainda com o Festival de Literatura, em agosto; Festival de Moda, em outubro; e o Festival de Música, em novembro..

Nenhum comentário: