segunda-feira, março 26, 2007

SEMANA SANTA DEVE OCUPAR 85% DOS HOTÉIS

Expectativa é da Fundação de Cultura e Turismo, que prevê um aumento em relação aos 72,56% de 2006.

A 13 dias do feriado da Semana Santa, dia 6 de abril, a cidade já começa a se movimentar para receber os turistas que têm a região serrana como destino. A expectativa para esse ano é de que se supere a visitação obtida no ano passado, que, de acordo com os dados do Petrópolis Visitors&Conventions Bureau (PCVB), chegou a 72,56%. A Fundação de Cultura e Turismo espera que a ocupação nos hotéis e pousadas da cidade ultrapasse a 85%. Para agregar ainda mais valores à data, além das celebrações religiosas, que atraem uma parcela da população, ainda há a II Festa do Chocolate, no Palácio de Cristal, que se estenderá até o Domingo de páscoa, dia 8.

O presidente da Fundação, Marcus São Thiago, destaca que este feriado está entre os de maior movimentação turística, que ainda explora os valores religiosos específicos da data. "Observamos que há o link com o aspecto religioso, com a realização da procissão da Semana Santa, também muito procurada", disse. Movimentação como a esperada para o feriado prolongado, de acordo com Marcus, pode ser vista na cidade nos feriados nacionais que caem próximos aos finais de semana, possibilitando maior tempo de estadia na cidade. Assim como na Páscoa, o presidente da Fundação lembra do feriado de 12 de outubro, Dia das Crianças, quando as pessoas aproveitam ainda o 15 de outubro, Dia do Professor.

Para um período de baixa temporada como o que a cidade passa, Marcus destaca que a Semana Santa é de grande importância para o setor. "Entre março e abril, passamos por um período de baixa, pois são as regiões litorâneas as mais procuradas, portanto, o feriado da Semana Santa é bem vindo. Espero que o trade turístico se una para que haja boa recepção ao turista, para que haja retorno", disse o presidente, destacando a importância de se aproveitar bem o próximo feriado, já que o turismo oferece grande movimentação econômica para cidade: "O setor representa 7% do PIB anual da cidade, movimentando R$ 140 milhões ao ano".

O grande impulso no turismo é observado no mês de julho, quando começa o inverno e os profissionais do setor têm a oportunidade de explorar a grande vocação da região serrana. "Em julho, temos 40% da visitação de todo o ano", disse Marcus, ressaltando que as pousadas já estão com grande parte das reservas fechadas para a Semana Santa. O presidente da Fundação destaca que o próximo feriado ajudará a alcançar a meta de visitação na cidade, que chega a 1 milhão e 200 ao ano.

Nenhum comentário: