domingo, maio 08, 2016

Saúde de Petrópolis recebeu o quarto lote de vacinas contra gripe H1N1


 
A vacina contra a influenza (gripe) estará disponível em 11 unidades de saúde de Petrópolis a partir desta segunda-feira (9) – veja os locais no quadro. O quarto lote de vacinas foi liberado pelo estado ao município na última sexta-feira (6) e já está sendo distribuído às unidades.
Na última quinta-feira (5), o estoque acabou e a remessa autorizada pelo estado no dia anterior ainda não tinha sido liberada para entrega. Segundo a coordenadora de Epidemiologia, Cláudia Mara, o motivo para a falta de doses foi a procura acima do habitual em campanhas de vacinação.
– Diferente dos outros anos, nos quais a campanha foi estendida, temos observado que na primeira semana a procura por vacinação superou a previsão de doses enviadas pelo estado – detalhou Cláudia Mara.
Dados da Coordenadoria de Epidemiologia mostram que, desde o Dia D da campanha, no dia 30/4, até o momento, Petrópolis conseguiu vacinar mais de 40 mil pessoas do público alvo. A intenção é imunizar cerca de 70 mil pessoas no município.
“Diferente dos outros anos, temos observado que, na primeira semana a procura por vacinação superou a previsão de doses enviadas pelo Estado”
Cláudia Mara – coordenadora de Epidemiologia
– Estamos fechando os dados semanalmente, sempre às segundas-feiras, mas posso afirmar hoje que mais de 40 mil pessoas que integram o público alvo da campanha já foram imunizadas. A procura foi grande já no início da campanha, o que acabou baixando os estoques mais rapidamente – explicou a coordenadora.
Pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), e pessoas com doenças crônicas devem tomar a vacina. Ela é contra-indiciada a quem tiver histórico de reação inflamatória ou alergia relacionada ao ovo de galinha e a seus derivados. Quem já teve reação à dose também não deve se imunizar. Para tomar a vacina, é importante que pessoas com doenças crônicas apresentem indicação médica.
Secretário cobra agilidade na entrega das vacinas
O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, afirmou que vai continuar cobrando agilidade no envio das vacinas, de forma que a campanha de vacinação, que se estende, inicialmente, até o dia 20 de maio, possa ser realizada normalmente, sem dificuldades para o acesso do público alvo à imunização.
– É absurdo que, depois de todo o trabalho para organização das equipes de saúde e de sensibilização da população sobre a importância da vacina deixemos de aplicar as doses por não ter recebido a vacina. Precisamos que o Ministério da Saúde e o governo do estado sejam rápidos nessa distribuição, evitando falta da vacina nos municípios – afirmou o secretário.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é coordenada pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que também é o responsável pela aquisição e distribuição das vacinas.
– A questão do desabastecimento é nacional e ocorreu devido à indisponibilidade de estoque do próprio Ministério da Saúde – lembrou a coordenadora de Epidemiologia.
A previsão do Ministério da Saúde é que a campanha de vacinação contra a gripe seja realizada até o dia 20 deste mês, mas o município já anunciou que está solicitando a prorrogação do prazo.
– Nossa preocupação é garantir o acesso da população à vacina, cumprindo a meta. Queremos assegurar 100% de cobertura à população de risco – frisou o secretário Marcus Curvelo.
Veja a lista de postos onde haverá vacinação a partir desta segunda-feira
Ambulatório Wilson Martelli (Hospital Alcides Carneiro); PSF Posse; PSF São Sebastião; PSF Alto da Serra; Coordenadoria de Epidemiologia; Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente (Centro de Saúde); UBS Itaipava; UBS Pedro do Rio; UBS Quitandinha; UBS Alto Independência; e UBS Morin.
Fonte: Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: