domingo, maio 15, 2016

Prefeitura e UFF firmarão parceria para prevenção de desastres naturais

Petrópolis terá mais uma vitória no trabalho de prevenção de desastres naturais: a prefeitura e a Universidade Federal Fluminense (UFF) firmarão parceria para a criação de um centro de inovação, no campus Petrópolis da universidade, voltado para a questão dos desastres das chuvas na Região Serrana. O objetivo é unir as possibilidades de pesquisa da UFF às ações da Prefeitura, para gerar resultados concretos na redução de desastres em Petrópolis no médio e no longo prazo.

A parceria começou a ser costurada na manhã desta quinta-feira (12/5), na UFF, durante reunião entre o prefeito Rubens Bomtempo, a direção do curso de Engenharia de Produção do campus Petrópolis, professores da unidade, secretários de governo e técnicos da Secretaria de Proteção e Defesa Civil. O grupo voltará a se reunir na próxima semana para definir detalhes sobre o cronograma e a configuração da parceria.
- A UFF teve a sensibilidade de, ao se instalar na nossa cidade, perceber quais são as nossas demandas. A questão dos desastres das chuvas realmente é uma grande preocupação na nossa região. A atuação conjunta da UFF e da Prefeitura vem contribuir para um trabalho ainda mais embasado, planejado, para oferecer alternativas de médio e longo prazo na área para todas as instâncias governamentais - disse Bomtempo.

O coordenador do curso de Engenharia de Produção do campus Petrópolis da UFF, Moacyr Figueiredo, lembrou que, desde a inauguração do campus, em novembro de 2015, a unidade vem trabalhando o tema dos desastres naturais. Já na primeira semana de aula, a primeira turma do curso participou do Simpósio Municipal de Redução de Desastres Naturais, promovido pela Prefeitura no Sesc Quitandinha. Desde então, a turma vem trabalhando na revisão da literatura sobre desastres naturais na Região Serrana, em pesquisas de campo e propondo projetos de intervenção.

- A UFF veio para cá com a determinação de considerar a cultura da região. Não poderíamos vir para cá como um corpo estranho. A partir daí tivemos a ideia de criar um centro de inovação em desastres naturais. A ideia é tornar Petrópolis uma referência no Brasil na questão da prevenção. O nome do nosso curso é Engenharia de Produção, mas poderia se chamar Engenharia de Sistemas, e os desastres naturais são problemas sistêmicos - disse Moacyr.

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, destacou que o centro de inovação poderá aproveitar outras duas grandes vitórias de Petrópolis na atual gestão do prefeito Rubens Bomtempo: a parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e a instalação de cem prismas nas encostas do Independência que identificam movimentações milimétricas.

- A parceria com a Jica possibilitou que os nossos técnicos aprendessem sobre como o Japão vem trabalhando a prevenção de desastres. Nossos técnicos aprenderam, por exemplo, a metodologia japonesa de mapeamento de risco. Já os prismas no Independência do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação) nos possibilitam fazer uma leitura mais aprofundada dos efeitos das fortes chuvas na nossa cidade. Ou seja, a parceria com a UFF não vai começar do zero. Já construímos nos últimos três anos uma bagagem muito grande que será aproveitada nessa parceria - disse Simão, ao lado de cinco dos seis técnicos da Prefeitura que foram ao Japão nos últimos três anos pela parceria com a Jica.

Campus Petrópolis – A instalação de uma universidade federal em Petrópolis foi possível com a atuação da Prefeitura, que garantiu a infraestrutura necessária para a vinda da UFF em 2015. A Prefeitura realizou todas as obras de reforma do antigo Ciep do Quitandinha e adaptação do prédio e ainda adquiriu mobiliário, equipamentos, livros, material didático e ainda foi a responsável pelos laboratórios. O primeiro curso em Petrópolis, o de Engenharia de Produção, deu início às aulas em novembro do ano passado, quando foi inaugurado. As aulas para a segunda turma começaram em 25 de abril.
Fonte: Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: