sábado, maio 28, 2016

Primeiro Festival de Cerveja das Montanhas poderá ser relizado em Petrópolis


Petrópolis pode ter, ainda neste ano, seu primeiro festival de cervejas. A proposta foi apresentada por empresários do ramo ao prefeito Rubens Bomtempo na última semana e ganhou o apoio do município. O I Festival de Cervejas das Montanhas do Estado do Rio será realizado no início do segundo semestre deste ano, por três dias consecutivos. A proposta é unir degustação de cerveja, gastronomia e boa música, oferecendo, ainda, na programação, palestras e workshops sobre a bebida.
Durante a reunião com o prefeito Rubens Bomtempo, realizada no novo Centro Administrativo da Prefeitura, na Avenida Barão do Rio Branco, no Centro, Rolf d'Ottenfels, da cervejaria Buda Beer; Gilmar Cimirro Carvalho, da cervejaria Bohemia; Sérgio Abdon, diretor comercial de projetos especiais do jornal O Globo; e Alexandre Zubaran, da empresa Somar apresentaram o projeto e ouviram sugestões para o festival, recebendo de Bomtempo a garantia de que a Prefeitura dará todo o apoio necessário para o sucesso do evento.
“O polo cervejeiro local vem se desenvolvendo e se fortalecendo cada vez mais, gerando impactos positivos na economia, com ganhos para o turismo e para a geração de emprego e renda. O festival chega como mais uma opção de lazer de qualidade que ofereceremos para os moradores da nossa cidade e para os turistas. É um evento que tem tudo para dar certo”, disse Bomtempo, lembrando o sucesso da Deguste, feira de cervejas realizada uma vez por mês na Praça Visconde de Mauá, que já conquistou o público na cidade.
Os organizadores do evento afirmaram que possuem “uma pauta em comum” com Petrópolis, que é a promoção das cervejas na região. “O evento terá como principal conteúdo as cervejas locais, trazendo com elas tudo o que as cidades das montanhas podem oferecer, com seus bares e restaurantes. Incluiremos Petrópolis, mas também Teresópolis e Nova Friburgo. Será um festival voltado para a experimentação de cerveja e para a gastronomia.”, disse Alexandre Zubaran.
Petrópolis, polo cervejeiro
O I Festival de Cervejas das Montanhas do Estado do Rio será mais um passo no fortelecimento de Petrópolis como polo cervejeiro. Em 2014, a Prefeitura criou a Rota Cervejeira de Petrópolis, como uma rota turística e cultural, assegurando incentivos à instalação de cervejarias caseiras e micro-cervejarias na cidade. Com a rota, o município também garantiu estímulo à promoção de eventos ligados ao setor cervejeiro.
Em 2016, o calendário oficial de eventos de Petrópolis passou a contar com a Deguste – Feira de Cervejas Artesanais, evento mensal realizado com o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, e da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Petrópolis (ACervA Petrópolis). Já foram quatro edições do evento na Praça Visconde de Mauá, no Centro, oferecendo ao público degustação de cervejas artesanais, muita música, food trucks e recreação infantil.
Também em 2016, em maio, a Prefeitura garantiu, com a entrega de todas as licenças municipais necessárias, a instalação e o funcionamento da fábrica da Cervejaria Cidade Imperial no Bingen, no prédio da antiga fábrica de tecidos da Rocca. A empresa está com a proposta de produzir cerveja para todo o país.
Fonte: Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: