domingo, maio 22, 2016

Moradores e comerciantes do Prado, em Corrêas, preocupados com o trânsito

O grande fluxo de veículos e a alta velocidade empregada por alguns motoristas que passam diariamente pela Estrada União e Indústria, no Loteamento Cícero Prado, em Corrêas, está preocupando moradores e comerciantes da região. A situação está ficando tão crítica que até um ofício pedindo providências urgentes já foi enviado à Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans), que até o momento não se manifestou.
Quem precisar atravessar de um lado para outro da pista em frente ao número 3.170 da Estrada União e Indústria tem que pedir ajuda a Deus. É que raramente os motoristas param para que o pedestre a via. E, vale lembrar que existe uma faixa de pedestre no local.
Em um trecho de 500 metros, estão instalados centro comercial, igrejas, um BNH, supermercados, grandes condomínios (um está em construção), colégios, concessionárias de veículos, várias residências e não podemos esquecer do Terminal de Transbordo de Corrêas.
- Há cinco anos atrás uma pessoa morreu neste mesmo local. Uma Faixa Elevada de Pedestres com certeza iria amenizar a situação – acredita Paulo Fernandes, síndico do Residencial Cícero Prado.

 



“Quebra molas no local não vai resolver – síndico Paulo Fernandes”



Ele lembrou ainda que recentemente a Associação de Moradores e Amigos do Prado conseguiu colher mais de mil assinaturas pedindo providências para a grave situação.
- Logo após este pedido a CPTrans instalou um quebra-molas no local, o que não adiantou e, pior piorou a situação – afirmou Paulo, acrescentando que os carros passaram a trafegar pela pista interna deixando ainda mais tensa a situação no Prado.
Para o síndico do Residencial Cícero Prado a solução mesmo seria a instalação de uma Faixa Elevada de Pedestres.
- Existe uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelece os padrões e critérios para a instalação da faixa. Em outros pontos da cidade já existe – garanti Paulo.
E ele tem razão. Na Avenida Barão do Rio Branco existem a Faixa Elevada de Pedestres (em frente à Fase e o outro na pista sentido distritos, próximo à sede do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil.
Outros moradores da região, entre eles o arquiteto Aristeu Monteiro, de 84 anos, lembrou que no último domingo um acidente foi registrado no mesmo ponto onde a comunidade solicita a instalação da Faixa Elevada de Pedestres.
 



- Constantemente acontecem acidentes por aqui. Acredito que com essa faixa a situação possa melhorar – argumenta seu Aristeu.





No Facebook da Associação de Moradores de Corrêas, Carolina Rodrigues publicou que mora no local e que a mãe dela quase foi jogada longe por uma moto.
- Tem que colocar algo – disse ela no Facebook.
O arquiteto disse também que na área citada na reportagem existem pelo menos dez empreendimentos, um deles, dirigido por Paulo Fernandes, com 48 unidades e que reúne cerca de 120 pessoas.
- Esse local cresceu muito e antigamente a gente podia atravessar com os olhos vendados. Não existe mais segurança para este local – assegura Aristeu.
Vale lembrar que o pedido também já foi encaminhado à CPTrans pelo vereador Maurinho Branco, presidente da Comissão de Transporte Público e Mobilidade Urbana da Câmara.
Ofício foi enviado à CPTrans em 2015
Preocupados com a situação, os moradores e empresários do Loteamento Cícero Prado e adjacências protocolaram no dia 18 de agosto de 2015, a quase um ano, na sede da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte, o Ofício Requerimento número 001/2015. Na companhia o documento recebeu o número de Protocolo 4330/2015.
Em um trecho, o documento diz que a necessidade da instalação de uma Faixa Elevada de Pedestre é urgente, pois dia após dia a via recebe cada vez mais um fluxo maior de veículos.
- A instalação da referida faixa, e que aliás, é tema de campanha da própria prefeitura, faria com que os motoristas diminuíssem a velocidade – diz outro trecho do documento.
Contran determina padrões e critérios
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, a faixa elevada para travessia de pedestre é aquela implantada no trecho da pista onde o pavimento é elevado conforme critérios e sinalização definidos na Resolução número 495 de 5 de junho de 2014.
A Resolução diz ainda que é preciso respeitar os princípios de utilização estabelecidos no Volume IV – Sinalização Horizontal, do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Contran.
Em nota enviada pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, a Companhia 
Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) informa que há estudo em andamento, feito por equipe técnica, com o objetivo de verificar a possibilidade de instalação da faixa na região.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: