domingo, março 01, 2009

Sete meses depois, chega o bafômetro

Depois de sete meses da Lei Seca entrar em vigor, o 26ºBPM recebeu o tão esperado bafômetro. Apenas um aparelho foi enviado para o município e, se baseando pela frota de veículos cadastrados em Petrópolis, ele será responsável pela fiscalização de quase 110 mil motoristas.
De acordo com o coronel Calixto Barbosa, o aparelho chegou na cidade há cerca de 20 dias e, nesse período, já foi usado em três operações. A última, na noitede anteontem, quando a corporação realizou uma mega-operação na Rua do Imperador, principalmente nas imediações do Obelisco. Mas, apesar de se tratar de uma noite de sexta-feira, quando, principalmente os jovens, estão mais exaltados, nenhum motorista foi flagrado com o nível de álcool no sangue acima do permitido.
Segundo o coronel Barbosa, o bafômetro teve que ser usado apenas duas vezes e em ambas o resultado foi negativo. “Os policiais aplicaram o exame, mas o aparelho não detectou o grau etílico. Assim, os motoristas foram liberados logo em seguida”, disse o comandante do 26ºBPM, completando que a presença dos PM’s também inibiu a baderna, como a permanência constante de veículos com som alto, entre outras situações que vinham sendo denunciadas com frequência na corporação.
O coronel conta, no entanto, que nas duas operações anteriores, uma delas ocorrida em Itaipava e a outra na Praça da Liberdade, duas pessoas chegaram a ser conduzidas para uma das delegacias da cidade. “Ambas estavam com o nível de álcool elevado no sangue”, salienta, ressaltando que ações para inibir a mistura álcool e direção e, consequentemente, acidentes de trânsito, vão continuar sendo realizadas.
Na noite de sexta-feira, a mega-operação contou com 12 policiais militares, com o reforço de quatro agentes de trânsito e um reboque da CPTrans. As equipes ficaram posicionadas na Praça dos Expedicionários entre 20h30 e 3h da manhã e o consumo de bebidas alcoólicas por motoristas não era o único foco da ação.
O objetivo era, ainda, verificar denúncias relativas ao tráfico de drogas, prostituição e a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Carros com documentação irregular, assim como motos sem placa, também foram vistoriados. “Foram aplicadas quatro notificações e outros três veículos foram levados para o depósito municipal”.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: