quarta-feira, março 25, 2009

Situação caótica da segurança preocupa todos os setores da sociedade

A falta de viaturas e a precariedade das condições de trabalho com que os policiais são obrigados a conviver diariamente estão provocando reflexos negativos na segurança dos petropolitanos. É quase unânime o sentimento de insegurança de todos os setores da sociedade que reclamam dos altos índices de furtos, roubos e assassinatos ocorridos nos últimos meses em Petrópolis.



O tenente-coronel Calixto Barbosa, do 26o Batalhão da Polícia Militar de Petrópolis, disse que o prefeito Paulo Mustrangi já se reuniu com o governador Sergio Cabral e pediu atenção para a questão do aumento da criminalidade em Petrópolis. "O prefeito Mustrangi, em um encontro com o governador Sergio Cabral, solicitou providências para a falta de viaturas e de um número maior de policiais para a cidade".



O comandante da PM explicou que "todo procedimento legal para que as viaturas possam ser entregues está em fase final e os carros não irão demorar a chegar no município". Apesar da afirmação, ainda não há uma data especifica para a entrega das novas viaturas que serão destinadas ao patrulhamento e a repressão da criminalidade.



Ele ainda informou que mantém contato diário com representantes do governo estadual para agilizar e dar uma solução definitiva para a melhoria da segurança pública e se mostrou ansioso com a situação. "Entendo que a população esteja ansiosa e preocupada com o que vem ocorrendo, mas garanto que ninguém está mais ansioso do que eu para resolver todos os problemas que afligem a segurança da população".



Sobre o grande número de viaturas estacionadas no pátio do batalhão da PM, no Quitandinha, Calixto foi direto e falou que "algumas poucas viaturas até conseguem ser consertadas, mas muitas já precisam ser descarregadas do pátio porque não há como fazer os reparos necessários".



O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) Mussoline de Oliveira Campos, também ressaltou sua preocupação e disse que a segurança de Petrópolis está precária. "A questão da segurança na cidade precisa melhorar muito. A gente percebe que o município está desprotegido, principalmente à noite. Fico preocupado com os lojistas, com o comércio em geral. Não é nada agradável para a cidade toda essa sensação de insegurança. Pessoas do mal sabem que Petrópolis está desguarnecida e se aproveitam para roubar e matar. Não se vê policiamento nas ruas e os comerciantes sempre reclamam da situação. Estamos a deriva em uma situação caótica. Precisamos de uma solução urgente", desabafou preocupado.



Há menos de 20 dias, os vereadores também manifestaram o anseio para que a situação da segurança em Petrópolis seja revista, com o aumento do efetivo policial e a entrega das 55 viaturas prometidas pelo governo do Estado. O presidente da Câmara, vereador Bernardo Rossi (PMDB), na ocasião, ressaltou que "todos clamam por segurança em Petrópolis". Outros parlamentares também fizeram coro com o presidente e pediram que o governo do Estado tomasse medidas urgentes para o aumento do efetivo policial. O vereador Vadinho (PSB), no mesmo dia, classificou o governador Sergio Cabral de "mentiroso", por não cumprir a promessa de enviar as viaturas para a cidade.

Sobre a questão da entrega das viaturas, a PM no Rio foi procurada, mas até o fechamento desta edição não respondeu aos questionamentos do Diário de Petrópolis.
Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: