sábado, março 21, 2009

Epidemiologia do município acompanha casos de hepatite A

Trabalho de conscientização e prevenção vem sendo feito com a população



A Coordenadoria de Epidemiologia, Elisabeth Cavalcanti de Albuquerque Wildberger esclarece que, em relação a matéria publicada na Tribuna no dia 20 de março, sobre hepatite A, na localidade Castelo São Manoel, em Corrêas, um técnico da Vigilância Epidemiológica do setor de Epidemiologia compareceu no dia 12 de janeiro de 2009 a uma residência no bairro, onde havia um caso suspeito da doença. Ao realizar a investigação, a mãe do paciente informou que sua casa era abastecida pela Concessionária Águas do Imperador, mas que vinha utilizando água de uma mina próxima à sua residência, de propriedade particular.



Além disso, no mesmo dia foi colhida água diretamente da mina em questão e realizada análise microbiológica que detectou crescimento bacteriano de coliformes totais e E. Coli, não atendendo ao padrão microbiológico de potabilidade, ou seja, imprópria para consumo humano.



O resultado do exame laboratorial da água foi logo comunicado ao PSF Castelo São Manoel. O setor de Epidemiologia liberou Hipoclorito de Sódio 2,5 % para tratamento da água de consumo e folders de orientação à população da região sobre cuidados com a água e sobre a hepatite A.



Como outros casos suspeitos de Hepatite A foram detectados pelo Posto de Saúde, o setor decidiu convocar uma reunião com os representantes: equipe do PSF da localidade, Associação de Moradores do Bairro, Concessionária Águas do Imperador e Vigilância Ambiental em Saúde para mais esclarecimentos.

A reunião foi realizada em 13 de fevereiro no referido Posto de Saúde e as orientações foram que a água da mina em questão está imprópria para o consumo humano; para que esta água seja consumida deverá ser tratada com Hipoclorito de Sódio 2,5%, que já vem sendo distribuído pela Epidemiologia do município. Além disso, independentemente do tipo de água que abastece as residências, as caixas e reservatórios devem ser limpos semestralmente e mantidos fechados com tampas em perfeito estado; e o Posto de Saúde é o responsável por ações educativas junto à população a fim de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a água.



A partir da notificação, o setor de Epidemiologia acompanha e monitora os casos de hepatite A, fazendo um trabalho intersetorial, principalmente com o setor de Atenção Básica, para a promoção da saúde e a prevenção de novos casos.
Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: