sexta-feira, julho 04, 2008

PETRÓPOLIS NÃO TEM BAFOMETRO

Quase 15 dias após a publicação da lei que estabelece penalidades mais severas para motoristas que dirigirem alcoolizados, autoridades de Petrópolis ainda não dispõem de nenhum etilômetro (bafômetro) para medir a dosagem de álcool no sangue dos condutores. Até a tarde de ontem, nas duas delegacias da cidade (105a e 106a DP) nenhum caso deste tipo havia sido registrado. Dados do IBGE mostram que Petrópolis já possuía mais de 87 mil veículos em 2007. Segundo o comandante do 26o Batalhão de Polícia Militar, coronel Luiz Cláudio Calixto Barbosa, até o momento suas equipes não dispõem do bafômetro e não existe qualquer previsão por parte do Estado de quando o Batalhão de Petrópolis irá receber o equipamento. Apesar disso, o comandante afirma que as operações de combate a infrações praticadas por motoristas vêm sendo realizadas com freqüência. "Temos feito algumas operações e até agora ninguém foi preso, mas vamos intensificar a fiscalização cada vez mais", disse.

O coronel Barbosa avisa que operações estão programadas para este fim de semana nas imediações de bares e boates em diferentes pontos da cidade. "Já montamos estratégias para fazer operações em vários lugares", afirma, sem revelar, no entanto, os locais a serem fiscalizados. O comandante alerta que motoristas flagrados com sinais de embriaguez podem ser conduzidos à delegacia e punidos administrativamente. "Desde o momento em que o policial detectar que o motorista consumiu bebida alcoólica, ele pode reter a carteira e conduzir o motorista à delegacia", frisa. Quem for pego infringindo a lei, pode ser detido, tem o veículo apreendido, perde o direito de dirigir por um ano e recebe uma multa. Na delegacia, a decisão de prender ou não o condutor depende da avaliação do delegado.

Os guardas municipais foram excluídos da fiscalização de uso de álcool por motoristas. Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a Secretaria de Segurança Pública informou que apenas a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal podem fazer esse trabalho.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: