quinta-feira, julho 10, 2008

Eleição atrai ex-vereadores

Entre os 264 candidatos a uma das 15 vagas na Câmara Municipal de Petrópolis, 17 pessoas já ocuparam o cargo de vereador da cidade. Alguns dos que tentam retornar permaneceram durante apenas um mandato, outros já passaram quatro vezes pela Casa. Existem ainda os que já não legislam há muito tempo, como é o caso do peessedecista José Pércia, que terminou seu primeiro e único mandato em 1982. De outro lado estão os 15 vereadores que ainda atuam no Município. Com exceção de Marcos Novaes (PHS), que disputa a vaga de prefeito, e de Claudemir Andrade, que concorrerá no Rio de Janeiro, todos tentam a reeleição.

De acordo com o ex-vereador Antônio Elias, que ocupou o cargo em três mandatos, sendo que o último deles acabou em 1996, sua motivação é baseada nos projetos que tem para Petrópolis. Ele disse também que ficou ainda mais entusiasmado quando viu alguns dos projetos que havia feito há mais de 10 anos sendo postos em prática, como a implantação de gás encanado, o alargamento das calçadas da Rua do Imperador e da Rua Dezesseis de Março.

"Na verdade, eu não me afastei da política, só perdi a eleição. Faltaram uns vinte votos diretos e oito na legenda. Aquilo me impactou muito, porque eu vinha de uma eleição para deputado onde tive muitos votos. Então, eu me afastei da política e os meus adversários também ajudaram para isso. O ostracismo foi uma das coisas que mais me motivou, porque eu vinha de 15 anos dentro do governo e, de repente, tive que parar tudo. Mas, também estou voltando por causa dos projetos que tenho para a cidade.", explicou.

Já o vice-prefeito Henrique Manzani acredita que, com a experiência adquirida nos quatro anos em que foi vereador e durante a permanência no Poder Executivo de Petrópolis, agora poderá trabalhar ainda melhor. Nesse sentido, ele citou os períodos em que esteve à frente das Secretarias de Saúde e Administração, afirmando que conhece os problemas da cidade e como funciona a máquina do Governo.

"Com certeza, é a possibilidade de contribuir mais uma vez para a cidade, como legislador é que me motiva. Até porque já fui vereador e trabalhei com o Executivo, e essa experiência vai me ajudar muito caso volte à Câmara. Eu tive a oportunidade de passar pela Secretaria de Saúde, que é uma carga bem pesada, pelos problemas que sabemos que existem, e pela Secretaria de Administração, onde conheci a forma de trabalho do governo, as possibilidades e seus impedimentos.", considerou.

QUEM QUER VOLTAR

Partido

Candidato

N° de Mandatos

Último mandato

PRB

Antônio Elias

3

1992 - 1996

Paulo Pires

3

1988 - 1992

PPS

João Tobias

2

2000 - 2004

Washington Luiz Estanislau

1

2000 - 2004

PSB

Jorge da Silva Maia - "Bolão"

2

2000 - 2004

PRTB

Paulo Jorge da Silva -

"Marambaia"

2

(1° como suplente)

1992 - 1996

PMDB

Jorge Rodrigues Mesquita

1

1996 - 2000

PC do B

Renato Freixiela

2

2000 - 2004

PV

Fernando Coelho

4

2000 - 2004

Helio Dias - "Helinho"

1

2000 - 2004

PDT

Henrique Manzani

1

2000 - 2004

PSDC

Adão Viana

2

2000 - 2004

Aloísio Barbosa

2

1996 - 2000

José Pércia

1

1976 - 1982

Lucélio Ribeiro

3

2000 - 2004

Mauro Pujol

2

2000 - 2004

Takasi Osako

3

2000 - 2004

CANDIDATOS À REELEIÇÃO

Partido

Vereador

N° de Mandatos

PSC

Márcio Muniz

1

PSB

Albano Baptista Filho - "Baninho"

2

Cirineu Guimarães de Oliveira - "Zoca"

4

Jorge Luiz Martins - "Jorginho Banerj"

2

Luiz Fernando Rocha

5

Osvaldo Fernandes do Vale - "Vadinho"

2

Ronaldo Ramos Mello

2

PMDB

Bernardo Chim Rossi

1

Márcio Arruda de Oliveira

5

Roberto Fábio Pessoa Fraga - "Roberto Naval"

1

PV

João Luiz de Freitas

5

PRP

José Jorge

1

Renato Thomé

2

Um comentário:

Anônimo disse...

SEM Á UJS, FICA DIFICIL A ELEIÇÃO DO FREIXIELA