terça-feira, novembro 20, 2007

Petrópolis Gourmet reúne 23 restaurantes

A culinária internacional se rendeu ao sabor do tempero brasileiro nos últimos dias, com a abertura do VII Petrópolis Gourmet. O evento, que foi aberto na quinta-feira com uma aula de culinária no Mercado Gourmet, um espaço montado ao lado do Hortomercado Municipal, em Itaipava, conta nesse ano com a participação de 23 restaurantes e pelo menos 15 chefs e baristas convidados. Já nos primeiros dias, moradores e turistas aproveitaram a programação e mostraram que a gastronomia é, sim, uma paixão nacional.
Para aprender os segredos da boa mesa, centenas de pessoas estiveram na cozinha experimental montada no Mercado. Enrico Pizzano, um brasileiro que, hoje, é responsável pela cozinha do Hotel Morena, na Itália, mostrou os segredinhos que usa na hora de preparar sua code vacinara - a famosa rabada. À frente de quase 30 pessoas, ele aproveitou um vinho brasileiro para dar sabor especial ao prato. “Não tem segredo, não. É só fazer”, avisou ele que, depois, ainda preparou uma picanha de avestruz com geléia de pimentão produzida na serra.
Paulo Pinho, do restaurante Sagrada Família, no Rio, também passou pela cidade e ensinou como fazer carnes crocantes. A pedido dos alunos, ele também ensinou a fazer defumação em fogão comum, em casa, usando apenas um grill ou churrasqueira de fogão e uma forminha de pudim pequena. “É um prazer estar aqui . Pode não parecer, mas estar aqui, à frente de todas essas pessoas, é um grande desafio. Por mais experiência que eu tenha, sempre dá aquele friozinho na barriga.”, brincou, enquanto posava para fotos junto à atenta Tânia Mere Rocha de Oliveira.
Ela, que há quatro anos largou a advocacia para se dedicar à culinária, garante: o Petrópolis Gourmet lhe garante uma oportunidade sem igual de estar junto dos chefs. “Esse contato tão próximo é gratificante. Hoje sou mesmo uma apaixonada por gastronomia”, disse ela, que já confirmou presença em pelo menos 15 oficinas até o próximo domingo.
A deliciosa combinação de massas italianas e recheios brasileiríssimos apresentada pelo chef pizzaiolo Antônio Lo Presti em uma das oficinas gastronômicas também fez sucesso. Na cozinha experimental, montada sob a tenda ao lado do Hortomercado, o chef revelou os segredos de três receitas inéditas: a focaccia de carne seca com pasta de abóbora; a pizza salgada de pintado ao molho de maracujá e a pizza doce de banana ao molho de laranja e licor.
”As misturas são inusitadas, mas harmoniosas e o cheiro dos pratos é maravilhoso”, atestou a estudante Cristina Almeida da Silva, que assistia à aula de gastronomia.
Ontem foi a vez das cores e sabores da cozinha de Matusalém Gonzaga. Ele, que apresentou ingredientes e receitas genuinamente baianas, mostrou como se faz um caldo de gorogondé - iguaria a base de um marisco do Recôncavo Baiano - com tairoba, sururu, camarão seco, feijão branco e temperos - muitos temperos. “Minha cozinha é diferente. Minha comida é de sensações”, explicou.

Nenhum comentário: