sexta-feira, novembro 23, 2007

Casal de estelionatários dá golpe em aposentados

Um casal de estelionatários, supostamente de Juiz de Fora, está aplicando golpes em aposentados da cidade. As vítimas são abordadas pelo casal, que diz ser agente do governo federal e vai cadastrar as pessoas no programa Bolsa Família. Após conseguir obter todos os dados da vítima, inclusive a numeração do cartão do Seguro Social, da Previdência Social, os estelionatários fazem empréstimos nas agências bancárias em que as vítimas recebem os salários.
Uma das vítimas é o aposentado Olympio do Patrocínio, 76, morador de Pedro do Rio, onde suspeita-se que o golpe tenha sido aplicado em outras pessoas. De acordo com a filha de Olympio, Rosane Patrocínio, o casal chegou na casa dos pais dizendo que estavam fazendo uma pesquisa e que iriam incluir a família no programa do governo federal para que fossem beneficiados com vale gás, cesta básica e médicos. De acordo com Rosane, os pais chegaram a dizer que não tinham o perfil de família para fazer parte do programa, mas mesmo assim os estelionatários continuaram pedindo os dados de Olympio.
O último item solicitado é o cartão, com o qual ele retira o salário todos os meses. “Eles disseram que precisariam dos números para poder cadastrar meu pai”, disse Rosane. Com o cartão nas mãos, os golpistas distraíram o aposentado pedindo um copo d’água: “Nesse tempo, eles trocaram o cartão do meu pai. Ele não desconfiou, pois assim que voltou eles devolveram o cartão, mas meu pai não verificou se era mesmo o dele”. Os estelionatários saíram da casa do aposentado e a única pista que têm é de que são de Juiz de Fora.
No mesmo dia, o cartão de Olympio foi utilizado para efetuar empréstimos. Em menos de uma semana já foram quatro, que, somados, dão cerca de R$ 1.662,06. “Fui no banco e me disseram que as parcelas serão descontadas direto do pagamento do meu pai. Vou ter que recorrer à Justiça para não ter que pagar”, disse Rosane. A ocorrência foi registrada na 106ª DP como Estelionato, onde inquérito policial foi aberto para identificar os golpistas. “Enquanto estava na delegacia, outra pessoa ligou denunciando o mesmo fato. Que isso sirva de alerta para as pessoas não acreditarem em histórias como essa”, disse.
A 106ª DP alerta para outros tipos de fraudes comuns com cartões de crédito. Este é feito através do telefone. Os golpistas ligam dizendo que são do Departamento de Segurança de um determinado cartão, indagam se o cliente (vítima) comprou um produto, citando o valor, de uma empresa de Porto Alegre. Ao dizer que não, a vítima é informada de que o cartão pode ter sido clonado. Nesse momento, informam que precisam dos dados, com número do cartão de crédito, da pessoa abordada. Com todos os dados em mãos, o golpista efetua compras via internet.

Nenhum comentário: