segunda-feira, dezembro 05, 2005

Será que o vinho faz bem para a pele?

O vinho tinto, desde que consumido em doses moderadas, tipo duas taças, faz bem, pois os flavonóides evitam o envelhecimento precoce através do combate aos radicais livres, mas será que funciona na pele?
Claro que sim. Então vamos analisar os porquês.
Cosmetodinâmica do vinho
Mais de 80% do vinho é formado por água, um excelente veículo cosmético. De 10 a 20% é a quantidade média de etanol, glicerol e outros álcoois, que agem como anti-sépticos, evitando a contaminação microbiana. Aproximadamente 8% do vinho é composto de ácidos, como os ácidos tartárico, málico e cítrico que agem como microesfoliantes, deixando a pele macia e lisinha, um verdadeiro peeling químico ultra-suave.
O vinho contém cerca de 3.000 mg/l entre taninos, antocianinas e flavonas, substâncias fenólicas que fazem parte dos ativos antioxidantes importantes para evitar a formação de radicais livres sobre a epiderme. Sabe o que significa? O vinho evita o envelhecimento precoce da pele.
Além de tudo quase 15% do vinho é formado de açúcares, como a glicose e a frutose, que agem como hidratantes naturais, evitando o ressecamento da pele. As vitaminas C, B1, B2, B6, biotina, niacina, inositol e ácido pantotênico agem como balanceadores naturais, enquanto que os sais minerais sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, cobre e zinco catalizam reações fundamentais para a saúde deste invólucro fundamental do nosso corpo.
Máscara de vinho para o rosto
Que tal uma máscara de vinho antiageing? Anote a receita.
½xícara (chá) de vinho tinto de boa procedência
1 sachet de gelatina sem sabor
½ xícara (chá) de água fria
Misture a gelatina na água e leve ao fogo brando, mexendo constantemente para dissolver, porém não deixe ferver. Retire do fogo, esfrie e adicione o vinho, mexendo até homogeneizar completamente. Leve a geladeira por 15 minutos ou até começar a espessar e então aplique sobre a pele do rosto limpa e seca, permanecendo em repouso por 20-30 minutos.
Remova com água fria, seque bem e evite a radiação solar.

Nenhum comentário: