domingo, abril 07, 2013

Projeto da nova pista de subida da serra, com alterações, é liberado pela presidente

Os constantes problemas registrados na atual pista de subida da serra há anos resultam em prejuízos para a cidade. A obra da nova pista de subida da serra de Petrópolis – Rodovia BR 040 – foi autorizada pela presidente Dilma Rousseff. A autorização para as intervenções já havia sido anunciado pelo deputado federal Hugo Leal, após reunião com o Bernardo Figueiredo, presidente da Empresa de Planejamento e Logística - EPL - do Ministério dos Transportes, no início de março. Apesar do anúncio feito pelo deputado, a assessoria de imprensa da Concer – concessionária que administra a rodovia no trecho entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora – informou que aguarda uma informação oficial a respeito antes de se pronunciar. Já a Agência Nacional de Transportes Terrestres -ANTT informou que não tem nenhuma posição sobre o assunto. No pacote de obras anunciado pela presidente, além da nova subida da serra, está um mergulhão em Niterói, que vai desembocar na Ponte Rio-Niterói e uma nova pista de subida da serra de Araras. As concessionárias queriam a prorrogação dos contratos de concessão em troca das obras, mas o governo federal preferiu que as empresas façam as construções e sejam indenizadas depois pelo governo. A construção da nova pista de subida da serra teve o orçamento alterado, a pedido da Concer, passando de R$ 80 para R$ 800 milhões. O valor inicial (R$ 80 milhões) estaria previsto no Programa de Exploração da Rodovia - PER, mas, segundo a concessionária, o montante seria insuficiente para arcar com os custos da obra. Segundo Hugo Leal, há rumores de que este valor teria sido revisado. “Ainda não tenho a confirmação sobre a quantia exata, mas acredito que houve uma redução. A Concer teve que adequar o orçamento”, disse o deputado. O presidente da concessionária, Pedro Jonsson, confirmou em muitas ocasiões que além da prorrogação do contrato até 2038, as opções para executar a obra seriam aumentar o pedágio (tarifa básica de R$ 8) ou o governo bancar os R$ 730 milhões que faltam, visto que a concessionária poderia arcar com apenas R$ 270 milhões. “Não haverá prorrogação dos contratos e nem aumento do pedágio. Se o orçamento ultrapassar os valores disponibilizados pelas concessionárias, o governo federal irá arcar com essa despesa quando as obras estiveram concluídas”, informou Hugo Leal, acrescentando que a obra consta com todas as licenças ambientais para ser executada. A construção da nova pista de subida da serra está incluída no contrato e deveria ter sido concluída entre 2006 e 2007, dez anos após o início da concessão da Concer. A concessionária alegou falta de recursos para executar o projeto. A previsão agora é de que a pista seja concluída em 2015. Fonte:Tribuna de Petrópolis

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