sábado, abril 27, 2013

Obra da nova subida da serra já pode começar

A diretora da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Natália Marcassa, anunciou ontem (25) que a agência já autorizou o início da construção da nova pista da BR-040, ligando o Rio a Petrópolis. A obra será iniciada na altura do trevo de interseção com o futuro Arco Metropolitano, em Duque de Caxias – proximidades do viaduto que liga a BR-040 com a Rio-Magé. A diretora da ANTT participou nesta quinta-feira, ao lado do vice-governador Luiz Fernando Pezão e de outras autoridades, do início das obras de duplicação de um trecho de quase 71 quilômetros da BR-101 Norte, ligando Casimiro de Abreu a Rio Bonito. O vice-governador disse na solenidade que uma série de obras será iniciada neste ano em rodovias federais que cortam o território fluminense. “Além do início desta obra importantíssima aqui, outras tão essenciais para o desenvolvimento do estado vão sair do papel neste ano, como a duplicação da pista da Via Dutra na Serra das Araras, a ligação da Ponte Rio-Niterói com a Avenida Brasil e a Linha Vermelha, e a construção da nova pista da BR-040 entre Duque de Caxias e Petrópolis”, afirmou Pezão. “Em relação à Serra das Araras e à ligação da Ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha, a negociação da ANTT com as concessionárias está em estágio avançado. Nossa expectativa é de que possamos iniciar essas obras ainda neste ano”, disse a diretora, que estava acompanhada do presidente da agência, Jorge Passos. Na duplicação da BR-101 Norte, iniciada ontem (25), a concessionária irá investir R$ 320 milhões. As obras começaram no Km 194,2, próximo ao trevo de acesso ao distrito de Rio Dourado, em Casimiro de Abreu, e avançarão em direção a Rio Bonito nos próximos dois anos. O projeto prevê a construção de uma nova pista, em paralelo à existente, com duas faixas de rolamento para cada sentido, mais acostamentos e sinalização horizontal e vertical. As obras vão gerar em torno de 400 empregos diretos. Esta obra é a mais importante do contrato de concessão firmado entre a concessionária e a ANTT. Embora aguardada há décadas, porque esta estrada tem um histórico de muitos acidentes automobilísticos, começar a obra não foi fácil. Segundo o vice-governador, por atravessar o Parque Nacional de Poço das Antas, habitat do mico-leão-dourado, ameaçado de extinção, e de uma rica área de Mata Atlântica, a concessionária só conseguiu a licença ambiental junto ao Ibama depois de quase três anos de negociações. O governo do estado contribuiu para a obtenção dessa licença, como afirmou Pezão. Outra dificuldade removida pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Transportes, foi junto ao Ministério dos Transportes, para que o Programa de Exploração da Rodovia (PER) antecipasse o início da duplicação, como ressaltou o secretário de Transportes, Julio Lopes. “Se fosse mantido o cronograma previsto na concessão, esta obra só seria feita a partir de 2023, portanto, hoje é um dia de grande alegria para a população não só desta região, mas de todo o estado”, explicou o secretário. Este é o segundo trecho da BR-101 a ser duplicado dentro do Estado do Rio. O primeiro com obras já em andamento fica entre Campos e Macaé, numa extensão de 42 quilômetros. O terceiro e último, entre Macaé e Casemiro de Abreu, está em fase de licenciamento ambiental. Serão duplicados ao todo 176,6 quilômetros (do Km 84,6, em Campos dos Goytacazes, ao Km 261,2, em Rio Bonito). A parte da BR-101 entre Rio Bonito e Niterói já está duplicado. Fonte:Tribuna de Petrópolis

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