sexta-feira, abril 16, 2010

BR-040: dose dupla de acidentes na serra


Carretas de grande porte tombaram durante a manhã de ontem na BR-040. O primeiro acidente aconteceu por volta das 7h, na pista de subida da serra, na altura do Km-78 sentido Rio de Janeiro a Juiz de Fora. O motorista Wiliam da Silva, de 37 anos, não se feriu e contou que perdeu o controle do veículo ao fazer a curva. “Cada viga tem 13 mil quilos e vem embalada dentro de container. Como não sabemos como ela foi amarrada, é quase comum este tipo de carga correr durante o trajeto. Foi isso o que aconteceu, o peso todo foi para o lado direito e a carreta tombou”. A estrada ficou em meia pista até o fim da tarde, mas não houve retenção de trânsito no local.
A segunda carreta, da Transportadora Ponto Azul, de Três Rios, carregada com cimento, tombou por volta das 10h, próximo ao Km-94, na pista de descida Juiz de Fora sentido Rio de Janeiro. De acordo com Juarez Andrade, que vinha logo atrás e acompanhou todo o acidente, o motorista contou que perdeu a direção do veículo ao se sentir mal enquanto dirigia, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Santa Teresa, onde passa bem. “Vínhamos num comboio de três carretas de Santa Luzia, em Belo Horizonte, para o Rio de Janeiro. Só vi quando a carreta que estava na minha frente tombou ao fazer a curva e foi deslizando pelo asfalto”.
Juarez disse ainda que o risco de tombamentos desta carga é ainda maior porque este tipo de carreta, o cebolão, o qual tem duas divisórias em seu tanque, deve ter as duas partes cheias e não apenas uma, como estava o veículo no momento do acidente. “O caminhão estava com apenas 50 toneladas de carga, contra 12 toneladas do cavalo, e ao fazer a curva a perda da tração pode se tornar mais fácil de acontecer. Felizmente, aqui não houve nada grave, mas poderia ter sido fatal”, acrescentou.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: