segunda-feira, junho 30, 2008

Lei seca ainda gera dúvidas e críticas

Em vigor há 10 dias, a Lei 11.705/08, que estabelece a tolerância zero para consumo de bebida alcoólica por motoristas - Lei Seca - ainda gera dúvidas, críticas e para muitos é considerada de difícil aplicação pois, além da quantidade reduzida de equipamentos para as fiscalizações (bafômetros), especialistas dizem que o texto da Lei apresenta pontos controversos. O primeiro deles está entre os artigos primeiro, onde consta que a nova lei tem a finalidade de estabelecer tolerância zero para o condutor que dirigir sob a influência do álcool, e o parágrafo oitavo do artigo quinto, que considera "embriagada" a pessoa que conduzir veículo automotor na via pública , estando com concentração de álcool por litro de sangue, igual ou superior a seis decigamas. "Afinal a tolerância é zero ou deis decigramas?", questiona um policial, lembrando que para confundir um pouco mais a aplicação, no parágrafo terceiro do artigo quinto, está escrito que "O órgão do Pode Executivo Federal, disciplinará as margens de tolerância para casos específicos".

A determinação de uma quantidade específica de álcool é outra questão que pode engessar a aplicação da Lei, uma vez que de acordo com a Legislação Brasileira, o condutor não é obrigado a produzir provas contra si mesmo e portanto, pode se recusar a fazer o teste, de forma que o policial não terá como provar tecnicamente o fato. Neste ponto, alguns avaliam que a legislação anterior era mais eficaz, pois permitia que a avaliação testemunhal de sintomas feita autoridade policial fosse considerada. Em seu artigo 306 o Código de Trânsito Brasileiro considerava crime "conduzir veículo automotor, na via pública, sob influência de álcool ou substâncias de efeitos análogos, expondo a dano potencial a incolumidade de outrem", pela nova lei, é necessário comprovar a quantidade igual ou superior aos seis decigramas.

Às punições também apresentam controvérsias, uma delas está no artigo quinto, parágrafo cinco, que remete ao artigo 291 do Código de Trânsito, que aplica-se aos crimes de trânsito de Lesão Corporal Culposa. Em seu inciso segundo, consta que deverá ser instaurado inquérito policial para a investigação da infração penal. Neste caso o problema é que os crimes de lesão corporal culposa tem pena prevista de no máximo dois anos e portanto são encaminhados para o Juizado Especial Criminal (Jecrim) e não geram inquérito policial. A situação é semelhante ao que aconteceu em relação à Lei Maria da Penha (Lei de Violência contra a mulher), que foi resolvida com a criação de um Juizado Especial para Crimes de Violência Doméstica.

Outro ponto criticado está no artigo nono da Lei Seca, que revoga o inciso quinto, parágrafo único, do artigo 302 da Lei 9.053/97. Ponto que trata especificamente do aumento da pena nos casos de acidente com morte provocados por motoristas embriagados. De acordo com a antiga Lei, no caso de acidente com morte, além de suspensão ou proibição de obter permissão ou habilitação e de ficar sujeito a pena de dois a quatro anos de detenção, o motorista podia ter a pena aumentada de um terço à metade - até dois anos a mais - no caso de estar sob influência de álcool ou substância tóxica ou entorpecente de efeitos análogos. Com a revogação deste parágrafo, a embriaguez teria deixado de ser fator que aumenta a pena para o crime de homicídio culposo.

Roberta Muller

"Ainda não sei se essa lei vai dar certo ou não. Porque ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo. Quem não quiser fazer o teste do bafômetro, ou o exame de sangue não precisa, assim os policiais não terão como provar. Acredito que essa lei foi muito radical, quem bebe sempre não vai mudar o comportamento, isso é uma questão de cultura do nosso país. O que deveria ser feito era uma fiscalização maior em relação a bebidas vendidas nas estradas por exemplo", Thélio de Araújo Pereira, 56 anos, advogado.

"Teoricamente a lei poderia até funcionar. Mas nada que depende da fiscalização no Brasil dá certo, ainda mais a polícia, que nem bafômetro tem direito, e os que foram comprados ultimamente, foi comprovado que são de péssima qualidade. Além disso, quem bebe, sempre acha que esta bem, que esta com todos os reflexos funcionando normalmente então nunca irão admitir que estão errados e ir embora de táxi, vão continuar com os mesmos hábitos", Alda Pereira, 51 anos, advogada e funcionária pública.

"Achei ótimo terem criado essa lei seca. Quem dirige não pode colocar nenhum gole de álcool na boca. Mas a lei só vai dar certo mesmo, quando algumas pessoas forem presas, porque só assim todos ficarão com medo", Paulo Jorge Pereira, 55 anos, eletricista.

"Quem dirige não pode beber nada. A lei esta mais que certa. Deveria ser até mais severa, com a apreensão da carteira de motorista, de quem for pego alcoolizado dirigindo. Só tem um problema: vai aumentar e muito o número de policias corruptos no país", Odair Jorge da Cruz, 42 anos, comerciante.

Taxistas

"Em Petrópolis essa lei não vai pegar. Aqui não tem vida noturna. Em relação ao nosso movimento no táxi não vai mudar nada. A única coisa que eles vão conseguir com isso é o aumento da corrupção. Estão falando muito agora, mas depois esquecem, como aconteceu com a proibição do uso de celular ao volante, agora todo mundo faz sem o menor problema", Marco Antônio, 53 anos, taxista.

"A lei é boa, pois teve uma repercussão grande em todo país, mas acredito que ela só vai funcionar nos primeiros meses. Apesar disso, até agora não vi nenhuma mudança em relação aos freqüentadores de bares", Fernando de Ismael, 27 anos, taxista.

"Os petropolitanos nunca respeitam nenhuma lei e com essa não vai ser diferente. Só quem usa táxi aqui é turista, por isso não vamos sentir diferença nenhuma no movimento. Ainda mais porque essa é uma cidade fantasma, não vida noturna. Acho que essa lei vai funcionar só em outras cidades, aqui não", Cláudio Vila Real, 42 anos, taxista.

"Foi a melhor coisa que poderiam ter feito para acabar com os acidentes. Com certeza vai dar certo. Isso é claro, se os policiais levarem a sério, não adianta nada criar a lei e ninguém impor que se ela seja cumprida. Uma alternativa boa, que já acontece em outros paises, era a prefeitura disponibilizar um ônibus passando na porta dos bares e boates pegando quem exagerou um pouco na bebida", Hermogenes José Gonçalves, 61 anos, taxista.

Fonte: Diário de Petrópolis

domingo, junho 29, 2008

PRAZO PARA PAGAMENTO DO IPTU ATRASADO COM DESCONTO DE 100% DE JUROS TERMINA SEGUNDA-FEIRA

Termina nesta segunda-feira, o prazo dado pela Secretaria de Fazenda para pagamento com desconto de débitos de IPTU, ISS e multa administrativa em Petrópolis. O prazo estipulado pelas leis municipais 6.488/07 e 6.518/08 ainda permitem que as dívidas, entre 1988 e 2007, sejam pagas em até três vezes sem juros. A regulamentação garante ainda a redução de 100% dos juros para o pagamento da dívida ativa à vista. Os contribuintes têm apenas mais um dia para que o imposto seja pago na Secretária de Fazenda, na Rua Dezesseis de Março.

O secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa, falou sobre os benefícios do pagamento com desconto: "É necessário que o cidadão entenda que quanto mais rápido for a contribuição menor será a despesa, isto por que a Prefeitura dá diversas opções de parcelamento e desconto para que o contribuinte quite as dividas com o Município. Buscamos viabilizar uma forma, para quem se encontra em débito, de ficar em dia com as contribuições. Com isso, o município tem mecanismos financeiros para aumentar os investimentos. Dessa forma, no caso do IPTU, evita-se a penhora dos imóveis", disse.

Ele lembrou ainda que o não pagamento dos tributos pode acarretar na perda do imóvel. "Caso o proprietário insista na não contribuição existe o risco de que o imóvel passe para o patrimônio da Prefeitura, como já ocorrido em duas residências, uma na Rua Alberto Torres e a outra, na Rua Mosela, onde hoje funciona no Centro de Educação Ambiental. Portanto, é necessário que os proprietários, contabilistas e empresas imobiliárias fiquem atentas para que o imóvel não seja confiscado", afirmou Patuléa.

O contribuinte que possui um débito acumulado paga, em média, mais que o dobro de juros: "É fácil demonstrar que muitas vezes o cidadão quer ficar em dia com as obrigações, mas não consegue pelo fato de os juros serem muito pesados. Um contribuinte que deve R$ 1 mil de imposto principal e deixa acumular por, pelo menos cinco anos, vai pagar em média cerca de R$ 2,3 mil somente de juros. O ideal era que estivesse pagando corretamente os seus impostos, mas em certos momentos na vida não dispomos de meios para fazer isso. A ação da Prefeitura é uma maneira para que todos quitem os débitos de acordo com a capacidade contributiva", acrescentou Patuléa.

O benefício de redução de 100% dos juros não se trata de isenção fiscal, e sim de um dispositivo que facilita os contribuintes que pagam os impostos em dia. Os outros encargos continuam embutidos na dívida ativa. Patuléa lembra que essa é uma oportunidade para que todo o cidadão fique em dia com o seu IPTU. "Estamos cobrando o valor do tributo principal, acrescido de multa e correção monetária. O débito continua sendo pesado para aquele contribuinte que se encontra em atraso. Essa é a oportunidade para todos ficarem em dia. Quem apostar em anistia vai perder todas as fichas. Então, a minha sugestão, é que todos aproveitem à última chance de colocar o IPTU e outros impostos em dia", garantiu.

A Prefeitura de Petrópolis investe maciçamente em ferramentas para o aumento da arrecadação e promoção da desoneração tributária da cidade. A Lei de Incentivos Fiscais, a desburocratização, o ISS Fácil, o Alvará Digital e a instalação da Delegacia da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), a primeira da Região Serrana são exemplos dessas ações. "O trabalho do governo está voltado para melhorar a vida dos petropolitanos. O governo Bomtempo reduziu em mais da metade a alíquota do ISS para 140 atividades econômicas do município. O ISS também foi reduzido de 5% para 2%. Esse modelo permitiu alargar a base de contribuintes, aumentar a arrecadação sem números absurdos como foi especulado. As ações do governo servem como referência para todo Estado e para o resto do país, algo que nunca foi feito em governos anteriores", completou Patuléa.

Fonte:Diário de Petrópolis

quinta-feira, junho 26, 2008

quarta-feira, junho 25, 2008

terça-feira, junho 24, 2008

segunda-feira, junho 23, 2008

domingo, junho 22, 2008

PROJETO DE REATIVAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO


O sonho da volta do trem a Petrópolis começou a ser viabilizado. O prefeito Rubens Bomtempo promoveu, nesta sexta-feira, no Centro de Cultura Raul de Leoni, a apresentação do Plano de Revitalização da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará feito em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). O projeto, que tem um custo estimado de R$ 50 milhões, prevê a implementação de um programa de sustentabilidade com impactos positivos na economia, no turismo e nas questões sociais, principalmente, para as famílias que residem na área da Serra da Estrela entre Raiz da Serra, em Magé, e o Alto da Serra.

Quatorze engenheiros e técnicos da ABPF trabalharam no estudo de três volumes com todo o detalhamento do projeto. O Plano trabalha com a perspectiva de gerar emprego e renda para as comunidades de entorno, que vivem ao longo dos seis quilômetros da estrada de ferro. No projeto também estão previstas a recuperação da floresta e o resgate da história da ferrovia. Bomtempo manifestou a preocupação com o lado humano do projeto e ressaltou a preocupação da Prefeitura com a questão social.

"O vetor principal que norteou este projeto foi à preocupação com o ser humano. As famílias que hoje vivem perto das margens do trilho, terão tratamento especial. Todos serão capacitados para trabalharem na revitalização da ferrovia e terão uma fonte de emprego e renda. Todos sairão ganhando. Cabe a nós, da classe política, entidades e sociedade civil organizada, arregaçar as mangas e trabalharmos em prol deste sonho, de ouvir o apito do trem soando novamente", comentou Bomtempo.

O subsecretário Estadual de Transportes, Delmo Pinho, representando o secretário de Transportes, Julio Lopes, avaliou o projeto de maneira bastante positiva: "O alto grau de viabilidade e a densidade do projeto realmente impressionaram. Este é o projeto mais completo que já tive a oportunidade de conhecer. O secretário Julio Lopes estará empenhado para que os recursos necessários sejam aportados para a concretização deste sonho. Cumprimento o prefeito pela visão empreendedora", disse.

De acordo com o projeto, cerca de 1 mil passageiros utilizariam o trem por dia, se consideradas as viagens de ida e volta. Nos finais de semana, feriados, estação de alta temporada e programações especiais, estima-se que mais de três mil passageiros façam o passeio. O deputado estadual Ronaldo Medeiros salientou a importância da colaboração do professor Antonio Pastori, que também estava presente ao evento, e de todos os apaixonados pela ferrovia.

"Quero aqui deixar registrado o muito obrigado pelo esforço dessas pessoas abnegadas pelo projeto de trazer para Petrópolis o sonho de vermos a ferrovia renascer. A Prefeitura novamente dá mostras de pioneirismo e compromisso com o turismo e a economia do município. Estarei trabalhando com afinco, juntamente com o governo estadual, para levantar recursos e concretizar este projeto", assegurou Medeiros.

Segundo Geraldo Godoy, gerente do projeto elaborado pela ABPF, o primeiro passo para a concretização da ferrovia já foi dado. "Não apenas por vontade, mas também por competência esse projeto sai do papel. A paternidade da idéia, por meio do prefeito Bomtempo, merece meus parabéns. Agora com o terreno preparado será possível dar continuidade na concretização do sonho de reativação da estrada de ferro e da construção de mais um grande atrativo turístico nacional", ressaltou.

A concretização do projeto ainda conta com o apoio do Governador Sérgio Cabral. Bomtempo lembrou que a força política no estado abre ainda mais portas para a revitalização da ferrovia histórica. "O Governador sabe da importância que a ferrovia tem para Petrópolis e para o Estado. Sei que o projeto está sendo visto com entusiasmo e será defendido com prazer. Para o cenário cultural e histórico de Petrópolis e do estado esse trabalho tem muita importância", disse Bomtempo.

O Plano de Revitalização da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará foi apresentado a convidados membros de associações e instituições de preservação ambiental e histórica. Também participaram do evento, ferroviários, secretários municipais, vereadores e autoridades públicas.

UM POUCO DA HISTÓRIA - No dia 19 de fevereiro de 1883, foi inaugurada a Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, interligando Raiz da Serra, no Município de Magé, ao Alto da Serra, em Petrópolis. Na viagem inaugural estava presente, dentre muitos passageiros ilustres, Sua Majestade, o Imperador do Brasil, D. Pedro II. Percorrendo uma extensão de cerca de 6 km e utilizando a técnica da cremalheira, a ferrovia, atingia uma cota acima dos 800 metros no Alto da Serra.

Durante mais de oitenta anos a Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará transportou cargas e passageiros, num percurso deslumbrante através da Mata Atlântica, até que, em 5 de novembro de 1964, o ramal ferroviário foi considerado economicamente inviável e seu tráfego suspenso, em detrimento dos prejuízos advindos da importância histórica e turística da ferrovia.

Com a revitalização da ferrovia, a cidade terá oportunidade de reativar um dos mais belos passeios turísticos da região serrana. "Meu pai foi médico de todos no Alto da Serra. Eu cresci naquele ambiente maravilhoso. Temos que agregar forças para a realização do sonho das nossas antigas gerações, quero resgatar o nosso patrimônio histórico para alavancar ainda mais o turismo em nossa cidade", comentou o prefeito.

Fonte:Diário de Petrópolis

sexta-feira, junho 20, 2008

OITAVA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO TRAZ GRANDES ATRAÇÕES PARA PETRÓPOLIS

A 8a edição do Festival de Inverno da Dell’Arte, em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, promete aquecer as noites e dias frios da cidade imperial com atrações nacionais e internacionais. De 27 de junho a 13 de julho, mais de 40 atrações prometem encantar o público da região. A primeira-dama do município, Luciane Bomtempo, que representou o prefeito Rubens Bomtempo, será a madrinha da Campanha da Solidariedade que arrecadará 1 quilo de alimento não perecível e agasalhos na entrada dos eventos.

"O Festival de Inverno, todos os anos, muda a cara da estação em Petrópolis. Vale ressaltar, que esta edição encontrará o Centro Histórico totalmente revitalizado, fato que dará ainda mais charme e beleza ao evento. Agradeço aos parceiros de mais este festival. Em especial à Dell’Arte, que não mede esforços para promover o nome da cidade por meio da cultura. O trabalho de arrecadação de alimentos e agasalho é importante, porque essa é uma oportunidade de transformar cultura em ação social", disse Luciane.

"Este é um evento que já se tornou uma tradição na cidade por mobilizar, além da população, os mais diversos segmentos da região. Mais uma vez agradeço aos parceiros e a Prefeitura de Petrópolis", ressaltou a presidente da Dell’Arte, Myrian Dauelsberg

A abertura, marcada para o dia 27, às 20h, na Catedral São Pedro de Alcântara, contará com a apresentação do Coro e Orquestra da Cia. Bachiana Brasileira, com regência do maestro Ricardo Rocha, apresentando a obra "A Música dos Anjos", com Motetos de Bach.

"É uma honra para a Catedral realizar o primeiro evento deste festival. Com a benção de Deus, vamos abrigar a cultura em nossa paróquia e espero que a população compareça e prestigie as atrações deste festival, que já é referência para Petrópolis", disse o padre Jac, que também ressaltou a obra de restauração do órgão da igreja.

A 8a Edição do Festival de Inverno terá apresentações no: Teatro Municipal Paulo Gracindo, Museu Imperial, Palácio de Cristal, Praça da Liberdade, Praça da Inconfidência, Praça da Liberdade, Praça 14 Bis, Hotel Solar do Império, Praça Dom Pedro II, Igreja Luterana, Casa da Ipiranga, Palácio Rio Negro e Petropolitano Futebol Clube também serão palcos para apresentações de espetáculos teatrais, concertos, balés, shows, corais, festivais artísticos, entre outras atrações.

As doações serão distribuídas para as seguintes entidades beneficentes: APAE, API-AIDS, APPO, Assojiô, Associação São Charbel, Casa Bem Alcides de Castro, SOS Vida, Pastoral da Criança Igreja Sagrado Coração de Jesus, Padre Quinha, Pestalozzi, Lar Santa Catarina, Sal para Terra, São José Bento de Cotoleno, Renovar Saúde da Criança, Associação Nova Jerusalém e Creche São José do Itamarati.

INVESTIMENTOS EM REVITALIZAÇÃO DOS PONTOS TURÍSTICOS - A Prefeitura investiu na recuperação de prédios históricos como o Palácio de Cristal, Teatro Municipal Paulo Gracindo, Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio Sérgio Fadel e Palácio Rio Negro. A reurbanização do Centro Histórico e das ruas Dezesseis de Março e Epitácio Pessoa também promoveram um aumento no fluxo de turistas na cidade. Outra medida importante para o turismo foi à construção do Terminal Rodoviário Governador Leonel Brizola, no Bingen, que facilitou o acesso ao município, dando mais conforto e segurança aos visitantes.

Fonte: Diário de Petrópolis



quinta-feira, junho 19, 2008

Bombeiros alertam para chegada da estiagem e probabilidade de queimadas

O tenente coronel Alfredo Emilio de Souza Vianna, comandante do 15o Batalhão do Corpo de Bombeiros alertou ontem, para a chegada da estiagem no próximo mês, época em que aumentam as queimadas. Esse ano a previsão é tenhamos um inverno muito mais seco em relação aos outros anos, apesar de 2007 já ter batido o record de incêndios dos últimos oito anos. Segundo ele 99% das queimadas ocorridas em Petrópolis são causadas pela própria população. A precaução seria fazer aceiros nas regiões de vegetação e denunciar ao 193 e 190 casos de negligencia.

"A estiagem começa em junho, mas este mês ainda esta úmido, com dias de chuva. A previsão é que a seca chegue mesmo em 15 dias, porque ela ainda não esta muito acentuada. Estamos preocupados com isso, pois esse inverno será muito seco o que propicia o fogo se alastrar", explicou o comandante.

Souza Vianna alerta ainda que nesse período, é deslocado um número muito grande de soldados para combater as queimadas, com isso a pessoa que provocou um incêndio, por exemplo, pode estar prejudicando a vida de outra que esteja em risco. "Já tiveram vezes em que meus homens tiveram que dormir na mata por cinco dias, em outra a equipe toda estava na rua, não ficou ninguém no batalhão, por sorte não teve nenhum acidente com vítimas porque se fosse o caso não teríamos homens para socorrer", completou.

O clima de Petrópolis deviria ajudar contra os incêndios, já que aqui pode fazer calor à tarde, mas a noite a temperatura abaixa. "Na cidade 99% dos casos de queimadas são causadas por negligencia dos próprios moradores, alguns queimam o mato sem motivo nenhum, muitos não tem noção de que esta prejudicado o meio ambiente. Desde o inicio do ano, período em que não é seco, já tivemos 12 saídas para combater incêndios, é um absurdo o que as pessoas fazem. O pior é que aqui em Petrópolis as matas ficam em lugares de difícil acesso, temos então que chamar o helicóptero (no Rio de Janeiro), além do desgaste físico dos soldados", disse Souza Vianna.

Para ele a alternativa seria fazer aceiros em volta das casas, e no meio das vegetações para que o fogo não se alastrar. Em último caso se o fogo já estiver espalhado, a população deve informar ao Corpo de Bombeiros, além disso informar a Policia Militar casos de moradores provocando fogo nas matas.

quarta-feira, junho 18, 2008

terça-feira, junho 17, 2008

Acidente com carro e ônibus deixa um morto e seis feridos em Itaipava

Um homem morreu e seis pessoas ficaram feridas em um grave acidente na noite de sábado nas proximidades do trevo de Bonsucesso, em Itaipava. A colisão entre a picape Mitsubishi, modelo L-200, azul, placa LBV 3442 e o ônibus da viação Petrópolis, placa LNK 2637, que fazia a linha Vale das Videiras, aconteceu por volta de 21h15 e provocou a morte instantânea do motorista do carro, Paulo Augusto Rodrigues, de 44 anos. O impacto destruiu a frente do ônibus e deixou seis passageiros feridos. Eles foram socorridos pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e levados para o Hospital Santa Teresa, onde permanecem internados.

De acordo com a polícia, o motorista da caminhonete voltava da casa de um amigo em Pedro do Rio; chegando a Itaipava ele teria entrado no trevo para acessar a BR-040 e em dado momento o veículo invadiu a pista contrária, batendo de frente no ônibus, que seguia na direção oposta. De acordo com a polícia, o motorista da Picape era natural de Belo Horizonte e atualmente morava sozinho, na Rua Professor Silvio Leite, no Quarteirão Brasileiro. Paulo deixou um filho, de 17 anos, que estaria estudando em Juiz de Fora. Um amigo da vítima esteve na delegacia e contou que Paulo não tem parentes em Petrópolis. Após a perícia, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal.

De acordo com assessoria da Setranspetro, o motorista do coletivo, Luis Paulo de Carvalho, 36, contou que seguia seu trajeto normal pela BR-040, quando foi surpreendido pela picape, que seguia pela contra mão parecendo descontrolada e não conseguiu voltar para sua pista de direção. "O motorista disse que chegou a frear o ônibus, mas não houve como evitar o acidente", explicou a assessora Carla Rivetti, acrescentando que os feridos foram levados para o hospital e estão recebendo todo apoio por parte da empresa. O caso foi registrado na Delegacia de Itaipava (106aDP).

Fonte: Diário de Petrópolis

segunda-feira, junho 16, 2008

domingo, junho 15, 2008

sábado, junho 14, 2008

sexta-feira, junho 13, 2008

Dia de Santo Antonio


Santo Antônio é conhecido como Santo de Lisboa (Portugal). Por ter nascido nessa cidade portuguesa, e também como o santo de Pádua, por ter morrido em Pádua (Itália).

Fiel imitador de Cristo, humilde, carismático e taumaturgo, foi um exímio pregador do Evangelho. Amante da pobreza e dos pobres, defendia os deserdados e explorados.

Discípulo de São Francisco, seu pai espiritual, Antônio também amava a natureza e a solidão. Quando não era ouvido pelas pessoas, dirigia-se às aves e aos peixes.
Passava muitos dias em meditação e oração em lugares afastados, longe do barulho e da agitação das cidades.

Enquanto rezava em um desses eremitérios, recebeu a visita do Menino Jesus. Em razão dessa aparição, Santo Antônio é representado carregando o Menino Jesus nos braços.

O lírio que aparece nos braços ou nos pés, é o símbolo da pureza. A sua mensagem de fé e de amor para com Deus e a sua caridade para com os pobres continuam atuais.

Sal da terra e luz do mundo, Santo Antônio é tão procurado pelas pessoas que se tornou um dos santos mais populares do mundo.

Em sua companhia, procuremos reencontrar o verdadeiro sentido da nossa vida, a fé em Deus, o amor para com os mais pobres e uma esperança inabalável na Divina Providência.

Sejamos gratos a Deus por ter dado um padroeiro tão poderoso, a quem podemos recorrer em nossas necessidades, porque nunca se ouviu dizer que quem recorresse à sua intercessão não fosse atendido.

quinta-feira, junho 12, 2008

Dia dos Namorados !!!


Eu tenho tanto pra lhe falar
Mas com palavras não sei dizer
Como é grande o meu amor por você

E não há nada pra comparar
Para poder lhe explicar
Como é grande o meu amor por você

Nem mesmo o céu nem as estrelas
Nem mesmo o mar e o infinito
Não é maior que o meu amor
Nem mais bonito

Me desespero em procurar
Alguma forma de lhe falar

Como é grande o meu amor por você
Nunca se esqueça nenhum segundo
Que eu tenho o amor maior do mundo
Como é grande o meu amor por você

quarta-feira, junho 11, 2008

CAMPANHA CONTRA A PARALISIA INFANTIL COMEÇA SÁBADO

A Prefeitura de Petrópolis está com tudo pronto para realizar, no próximo sábado, das 8h às 17h, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. A Secretaria de Saúde vai manter 91 postos de vacinação, sendo 75 fixos e 16 volantes. Devem ser vacinadas todas as crianças com menos de cinco anos de idade. A meta é atingir 95% da população infantil do município, cerca de 24 mil crianças.

A Secretaria de Saúde também oferecerá vacinas do calendário básico de vacinação, como a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e meningite), rotavírus e a triviral (contra sarampo, rubéola e caxumba). Pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação da criança para facilitar o trabalho dos agentes de saúde e atualizar as vacinas que estiverem em atraso.

A poliomielite ou paralisia infantil, como é mais conhecida, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que se manifesta de diversas formas. O quadro médico mais característico é a paralisia que aparece repentinamente e ataca geralmente os membros inferiores. Em determinado grupos de pessoas, a doença pode levar a paralisia dos músculos respiratórios e da deglutição, situação que deixa a vida do paciente ameaçada.

Transmissão – A doença é transmitida principalmente por contato direto entre pessoas, pelas vias fecal-oral ou oral-oral. A transmissão oral-oral ocorre por gotas contaminadas que saem da boca ao falar, tossir ou espirrar. A falta de saneamento básico e o elevado número de crianças que vivem em uma mesma residência podem favorecer a transmissão do poliovírus.

Sinais e sintomas - As manifestações clínicas são variáveis, desde infecções sem sintomas ou sinais até quadros de paralisia severa, que podem levar à morte. Somente as formas paralíticas apresentam manifestações como instalação súbita da deficiência motora, acompanhada de febre; assimetria, comprometendo a musculatura dos membros e flacidez muscular; com diminuição ou abolição de reflexos na área paralisada.

segunda-feira, junho 09, 2008

sábado, junho 07, 2008

Belas e apetitosas recordações

Globo Serra:

Cerâmica de Itaipava produz com sucesso, há 15 anos, os exclusivos Pratos da Boa Lembrança

Em 1993, quando a pintora Olga de Salles Guerra bateu na porta do chef Danio Braga, proprietário da Locanda Della Mimosa, não imaginava que daquele encontro nasceria o Prato da Boa Lembrança. Ela tinha ido ao restaurante apenas para vender queijo de cabra produzido por um amigo. Hoje, mais do que um emblema da boa mesa, os pratos se transformaram em objetos de desejo de muitos glutões e o trabalho da cerâmica Bric, comandada por Olga e seu marido, Henrique Lage, tornou-se conhecido em todo o Brasil. — Naquela ocasião, o Danio perguntou à Olga se ela conhecia um ceramista e um desenhista. Ela respondeu: meu marido e eu. Seis meses depois, quando a fábrica já estava pronta, o Danio organizou uma reunião com 14 donos de restaurantes, no Rio. Estava criada a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança — conta Lage.

A dupla atende a quase cem restaurantes em todo o Brasil, fora os festivais. Na Serra, a Locanda, o Alvorada e o Parador Valência são os únicos membros do grupo. Hoje, a cerâmica tem 14 funcionários, sendo dez pintoras, que chegam a pintar até 40 pratos por dia, dependendo do grau de dificuldade dos desenhos. Estes, por sua vez, são criados por Olga, que recebe as receitas dos restaurantes e se inspira nos ingredientes para criar os protótipos que são enviados para os clientes. — Eles podem pedir alguma modificação, mas tenho liberdade total de criação.

Gosto de conferir um toque de humor às receitas, mas o maior desafio é não repetir os desenhos e as cores — afirma Olga, que no momento está criando modelos para o Festival de Gramado. Depois de pintados, os pratos recebem um esmalte e, em seguida, vão para um forno a uma temperatura altíssima, onde ficam por cerca de oito horas. Pratos com qualquer tipo de defeito vão parar no lixo. E não adianta insistir, em hipótese alguma os Pratos da Boa Lembrança são vendidos na cerâmica. — Um fazendeiro me ofereceu R$ 4 mil por quatro pratos que faltavam em sua coleção, não aceitei. Só os restaurantes mantêm estoques — diz Lage.

sexta-feira, junho 06, 2008

BLITZ APREENDE MOTOS, CARROS E CAMINHÃO EM ITAIPAVA

Motoristas que insistem em circular pela cidade sem habilitação ou em veículos com documentação irregular continuam sendo alvo de operações da Policia Militar. Ontem pela manhã, em duas horas de blitz em Itaipava, policiais apreenderam 15 veículos em situação irregular. A exemplo do que aconteceu nas operações anteriores, a maior parte dos veículos apreendidos foram motocicletas, 10 ao todo. Além das motos, quatro carros de passeio e um caminhão que transportava um carregamento de gramas, foram encaminhados ao depósito da Polícia Militar, no Duarte da Silveira. A blitz, realizada na altura do número 2.740 da Estrada União e Indústria, começou por volta de 10h30 e foi encerrada às 12h30, quando os veículos seguiram em comboio até o depósito.
Há uma semana uma blitz realizada na Praça da Liberdade chamou atenção pela reação audaciosa dos motoqueiros, que alertados sobre a presença dos policiais retornavam pela contra-mão e chegavam a subir na calçada efetuando manobras arriscadas de fuga. Naquele dia, policiais que trabalhavam na operação chegaram a sacar as armas por duas vezes para impedir que os pilotos fugissem ou furassem a blitz. Em pouco mais de uma hora, cerca de 50 motos foram paradas, e destas, 14 acabaram recolhidas ao depósito.
De acordo com a polícia, as principais irregularidades encontradas durante as blitz são: motos sem placa, com documentação (licenciamento anual) atrasada e falta de habilitação dos condutores.

quinta-feira, junho 05, 2008

CAMINHÃO TOMBA NA BR 040 E PISTA DE SUBIDA É FECHADA

Diário de Petrópolis:
Ontem, por volta das 8h, um caminhão branco, modelo Tractor 19-320, da Volkswagen, placa LUZ 9746, Rio de Janeiro, e carroceria com placa CBR 8356, de São Paulo, tombou a tentar fazer uma curva no km 95 da Rodovia BR 040 sentido Juiz de Fora, quando ia fazer uma entrega em Petrópolis. O veículo das Empresas Petróleo Ipiranga, transportava 20 mil litros de óleo diesel, dos quais cerca de 10 mil foram derramados na pista. Segundo a Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio (Concer), o motorista Jean Carlos da Silva Gomes, de 29 anos, sofreu ferimentos leves, foi levado para o Hospital Santa Teresa e passa bem. A Concessionária não soube determinar as causas do ocorrido.
O acidente causou a interdição entre quilômetros 88 a 101 da pista de subida, onde estava o caminhão, que foi desvirado apenas às 15h30. Assim, o trânsito foi conduzido em comboio pela Polícia Rodoviária Federal por cerca de 2h, até a liberação entre o trecho entre os quilômetros 90 e 101 para tráfego em mão dupla. Entretanto, um engarrafamento de cinco quilômetros se formou na pista de descida da via, apesar de informações contrárias da Concessionária. Até às 17h20 a empresa ainda não tinha previsão para abertura da estrada.
Conseqüências do vazamento preocupou Feema
Segundo Américo Dutra de Almeida, engenheiro de Segurança da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), o temor inicial era de que o acidente tivesse causado um impacto ambiental de grandes proporções. Ele contou que as primeiras informações diziam se tratar de um caminhão de 30 mil litros, e que a maior parte do material teria derramado. Entretanto, o caminhão, que na verdade tinha 20 mil litros, é dividido em compartimentos, e apenas o menor se rompeu.
Mas para a preocupação dos engenheiros, o combustível atingiu uma das ‘bocas de leão’ da estrada e caiu em um córrego, considerado pequeno. Todavia, eles fizeram cerca de três barreiras para a contenção e absorção do material, e estavam verificando ainda se o rio deságua no reservatório que abastece alguns bairros do município de Duque de Caxias.
“Estamos vendo se a água chega ao reservatório, mas a informação inicial que tenho é de que não chega. Já fizemos barreiras de contenção, mas esse rio é de pequeno porte, desses que somem em períodos mais secos, e os casos constatados são isolados. (...) Acredito que até o escurecer a situação estará sobre controle.”, relatou Américo.
Conforme explicou o tenente-coronel André Luiz Morgado, do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (Gopp) do Corpo de Bombeiros da Reduc, em Duque de Caxias, as poças de óleo foram contidas com areia e serragem. Enquanto esse trabalho era feito, a Perenyl, uma empresa terceirizada, transferia o produto que ainda restava no veículo para outros dois caminhões. Com isso, ele ficaria mais leve para ser desvirado, e diminui o risco de combustão.
“Com a serragem, esperamos tirar o maior número possível de óleo da pista, e depois esse material sólido será levado para uma empresa especializada. Só que, mesmo com a limpeza ainda fica algum resíduo de óleo no chão, e é preciso ter muita atenção nos próximos dias. (...) Com sorte, conseguiremos liberar a pista por volta das 15h ou 17h, mas se começar a chover forte o trabalho fica mais complicado, porque o óleo vai escorrer pela pista.”, informou o oficial. O material usado para a absorção do óleo será encaminhado por uma empresa especializada nesse tipo de processamento.
Assim como o Gopp, da PRF e da Feema, uma viatura do 15° Grupamento do Corpo de Bombeiros – Petrópolis permaneceu de prontidão no local. As empresas, Perenyl e SOS-Contec, também foram acionadas pela Concer para fazer o trabalho de limpeza da rodovia, a fim de que fosse liberada até o fim da tarde de ontem. Contudo, a pretensão não se concretizou.

quarta-feira, junho 04, 2008

terça-feira, junho 03, 2008

segunda-feira, junho 02, 2008

domingo, junho 01, 2008

Mais policiamento em Itaipava

Globo Serra:

Secretaria de Segurança diz que construirá prédios para abrigar postos de policiamento nos distritos

Os recentes casos de assaltos, arrombamentos e sequestros relâmpagos em Itaipava levaram a Secretaria de Segurança Pública de Petrópolis a anunciar a construção de prédios para abrigar postos avançados de policiamento e uma companhia do 26º BPM em áreas dos distritosm que serão indicados pela Polícia Militar.

As medidas já constavam de projeto criado em 2004 pelo Conselho de Segurança Pública de Petrópolis e voltaram à tona nas recentes reuniões realizadas por moradores, comerciantes e empresários de Itaipava, para tentar conter a onda de violência. Inicialmente, a companhia do 26º BPM seria instalada no Centro de Itaipava; e as três unidades de Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPO), em Araras, Secretário e Boa Esperança, no Vale do Cuiabá.

De acordo com o comandante do 26º BPM, coronel Luiz Cláudio Calixto Barbosa, o policiamento em Itaipava já foi reforçado e o distrito conta agora com um patrulhamento noturno: — Estamos realizando operações para identificar possíveis suspeitos. Recentemente, prendemos uma quadrilha de Petrópolis, que, num mesmo dia, fez três assaltos e um sequestro relâmpago, além de dois menores que furtavam lojas. Uma terceira quadrilha está sendo investigada.

Feirinha de Itaipava reforça segurança

Apesar do reforço no policiamento, uma pousada em Itaipava foi assaltada por quatro bandidos armados no último fim de semana. No entanto, o comandante do 26º BPM, coronel Luiz Cláudio Calixto Barbosa, afirma que a situação está sob controle: — Apesar desses casos recentes, as estatísticas ainda são muito pequenas em relação a outras cidades.

Conseguimos recuperar parte dos objetos roubados na pousada e dois veículos, um Astra e uma Pajero, que provavelmente foram abandonados porque os bandidos não conseguiriam passar pelo cerco da polícia. Pequenas ou não, as estatísticas assustam muito quem estava acostumado à tranqüilidade da região. Instalada no Km 63 da BR-040 desde 1993, a Feirinha de Itaipava foi alvo recente de três menores, que arrombaram 14 boxes durante uma madrugada.

Até então, apenas um vigilante, desarmado, ficava responsável pela segurança da feirinha, justamente por ela estar num local isolado e considerado calmo. — Depois desse episódios, contratamos mais dois vigilantes e uma firma de segurança para apresentar um projeto para a instalação de alarmes. Infelizmente, o orçamento que seria usado para melhorar a infra-estrutura da feira será desviado para a segurança. Com isso, deixaremos de gerar mais empregos — afirma o administrador, Sérgio G’tão.

Segundo ele, no dia do assalto, o vigia ligou para a 106ª DP e disseram que não havia carro disponível para levar os policiais ao local. — Alguns proprietários de boxes chegaram ao local mais rápido do que a polícia. Isso porque a delegacia fica a menos de um quilômetro da feirinha — completa. A corretora de imóveis Valéria Kozlowski, da Associação de Moradores de Pedro do Rio, e Francisco Peçanha, da Associação de Moradores de Secretário, fazem parte de uma comissão criada por representantes de todos os distritos para discutir o policiamento em Itaipava. — Precisamos discutir o assunto para evitar que situações como essas se repitam. Com isso, o turismo só tem a ganhar. Não adianta tentar esconder a situação com medo de denegrir a imagem de Itaipava.

Uma das questões que estão sendo discutidas é o policiamento nas saídas dos distritos, em caráter permanente. Se for preciso, iremos até o governador pedir o aumento do efetivo da Polícia Militar — diz Valéria. Em menos de 40 dias, pelo menos sete assaltos foram registrados na 106ªDP. Os alvos foram a dona de um restaurante, dois caminhoneiros, lojas de conveniência, um mercadinho e uma loteria.