domingo, junho 01, 2008

Mais policiamento em Itaipava

Globo Serra:

Secretaria de Segurança diz que construirá prédios para abrigar postos de policiamento nos distritos

Os recentes casos de assaltos, arrombamentos e sequestros relâmpagos em Itaipava levaram a Secretaria de Segurança Pública de Petrópolis a anunciar a construção de prédios para abrigar postos avançados de policiamento e uma companhia do 26º BPM em áreas dos distritosm que serão indicados pela Polícia Militar.

As medidas já constavam de projeto criado em 2004 pelo Conselho de Segurança Pública de Petrópolis e voltaram à tona nas recentes reuniões realizadas por moradores, comerciantes e empresários de Itaipava, para tentar conter a onda de violência. Inicialmente, a companhia do 26º BPM seria instalada no Centro de Itaipava; e as três unidades de Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPO), em Araras, Secretário e Boa Esperança, no Vale do Cuiabá.

De acordo com o comandante do 26º BPM, coronel Luiz Cláudio Calixto Barbosa, o policiamento em Itaipava já foi reforçado e o distrito conta agora com um patrulhamento noturno: — Estamos realizando operações para identificar possíveis suspeitos. Recentemente, prendemos uma quadrilha de Petrópolis, que, num mesmo dia, fez três assaltos e um sequestro relâmpago, além de dois menores que furtavam lojas. Uma terceira quadrilha está sendo investigada.

Feirinha de Itaipava reforça segurança

Apesar do reforço no policiamento, uma pousada em Itaipava foi assaltada por quatro bandidos armados no último fim de semana. No entanto, o comandante do 26º BPM, coronel Luiz Cláudio Calixto Barbosa, afirma que a situação está sob controle: — Apesar desses casos recentes, as estatísticas ainda são muito pequenas em relação a outras cidades.

Conseguimos recuperar parte dos objetos roubados na pousada e dois veículos, um Astra e uma Pajero, que provavelmente foram abandonados porque os bandidos não conseguiriam passar pelo cerco da polícia. Pequenas ou não, as estatísticas assustam muito quem estava acostumado à tranqüilidade da região. Instalada no Km 63 da BR-040 desde 1993, a Feirinha de Itaipava foi alvo recente de três menores, que arrombaram 14 boxes durante uma madrugada.

Até então, apenas um vigilante, desarmado, ficava responsável pela segurança da feirinha, justamente por ela estar num local isolado e considerado calmo. — Depois desse episódios, contratamos mais dois vigilantes e uma firma de segurança para apresentar um projeto para a instalação de alarmes. Infelizmente, o orçamento que seria usado para melhorar a infra-estrutura da feira será desviado para a segurança. Com isso, deixaremos de gerar mais empregos — afirma o administrador, Sérgio G’tão.

Segundo ele, no dia do assalto, o vigia ligou para a 106ª DP e disseram que não havia carro disponível para levar os policiais ao local. — Alguns proprietários de boxes chegaram ao local mais rápido do que a polícia. Isso porque a delegacia fica a menos de um quilômetro da feirinha — completa. A corretora de imóveis Valéria Kozlowski, da Associação de Moradores de Pedro do Rio, e Francisco Peçanha, da Associação de Moradores de Secretário, fazem parte de uma comissão criada por representantes de todos os distritos para discutir o policiamento em Itaipava. — Precisamos discutir o assunto para evitar que situações como essas se repitam. Com isso, o turismo só tem a ganhar. Não adianta tentar esconder a situação com medo de denegrir a imagem de Itaipava.

Uma das questões que estão sendo discutidas é o policiamento nas saídas dos distritos, em caráter permanente. Se for preciso, iremos até o governador pedir o aumento do efetivo da Polícia Militar — diz Valéria. Em menos de 40 dias, pelo menos sete assaltos foram registrados na 106ªDP. Os alvos foram a dona de um restaurante, dois caminhoneiros, lojas de conveniência, um mercadinho e uma loteria.

Nenhum comentário: