domingo, junho 22, 2008

PROJETO DE REATIVAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO


O sonho da volta do trem a Petrópolis começou a ser viabilizado. O prefeito Rubens Bomtempo promoveu, nesta sexta-feira, no Centro de Cultura Raul de Leoni, a apresentação do Plano de Revitalização da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará feito em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). O projeto, que tem um custo estimado de R$ 50 milhões, prevê a implementação de um programa de sustentabilidade com impactos positivos na economia, no turismo e nas questões sociais, principalmente, para as famílias que residem na área da Serra da Estrela entre Raiz da Serra, em Magé, e o Alto da Serra.

Quatorze engenheiros e técnicos da ABPF trabalharam no estudo de três volumes com todo o detalhamento do projeto. O Plano trabalha com a perspectiva de gerar emprego e renda para as comunidades de entorno, que vivem ao longo dos seis quilômetros da estrada de ferro. No projeto também estão previstas a recuperação da floresta e o resgate da história da ferrovia. Bomtempo manifestou a preocupação com o lado humano do projeto e ressaltou a preocupação da Prefeitura com a questão social.

"O vetor principal que norteou este projeto foi à preocupação com o ser humano. As famílias que hoje vivem perto das margens do trilho, terão tratamento especial. Todos serão capacitados para trabalharem na revitalização da ferrovia e terão uma fonte de emprego e renda. Todos sairão ganhando. Cabe a nós, da classe política, entidades e sociedade civil organizada, arregaçar as mangas e trabalharmos em prol deste sonho, de ouvir o apito do trem soando novamente", comentou Bomtempo.

O subsecretário Estadual de Transportes, Delmo Pinho, representando o secretário de Transportes, Julio Lopes, avaliou o projeto de maneira bastante positiva: "O alto grau de viabilidade e a densidade do projeto realmente impressionaram. Este é o projeto mais completo que já tive a oportunidade de conhecer. O secretário Julio Lopes estará empenhado para que os recursos necessários sejam aportados para a concretização deste sonho. Cumprimento o prefeito pela visão empreendedora", disse.

De acordo com o projeto, cerca de 1 mil passageiros utilizariam o trem por dia, se consideradas as viagens de ida e volta. Nos finais de semana, feriados, estação de alta temporada e programações especiais, estima-se que mais de três mil passageiros façam o passeio. O deputado estadual Ronaldo Medeiros salientou a importância da colaboração do professor Antonio Pastori, que também estava presente ao evento, e de todos os apaixonados pela ferrovia.

"Quero aqui deixar registrado o muito obrigado pelo esforço dessas pessoas abnegadas pelo projeto de trazer para Petrópolis o sonho de vermos a ferrovia renascer. A Prefeitura novamente dá mostras de pioneirismo e compromisso com o turismo e a economia do município. Estarei trabalhando com afinco, juntamente com o governo estadual, para levantar recursos e concretizar este projeto", assegurou Medeiros.

Segundo Geraldo Godoy, gerente do projeto elaborado pela ABPF, o primeiro passo para a concretização da ferrovia já foi dado. "Não apenas por vontade, mas também por competência esse projeto sai do papel. A paternidade da idéia, por meio do prefeito Bomtempo, merece meus parabéns. Agora com o terreno preparado será possível dar continuidade na concretização do sonho de reativação da estrada de ferro e da construção de mais um grande atrativo turístico nacional", ressaltou.

A concretização do projeto ainda conta com o apoio do Governador Sérgio Cabral. Bomtempo lembrou que a força política no estado abre ainda mais portas para a revitalização da ferrovia histórica. "O Governador sabe da importância que a ferrovia tem para Petrópolis e para o Estado. Sei que o projeto está sendo visto com entusiasmo e será defendido com prazer. Para o cenário cultural e histórico de Petrópolis e do estado esse trabalho tem muita importância", disse Bomtempo.

O Plano de Revitalização da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará foi apresentado a convidados membros de associações e instituições de preservação ambiental e histórica. Também participaram do evento, ferroviários, secretários municipais, vereadores e autoridades públicas.

UM POUCO DA HISTÓRIA - No dia 19 de fevereiro de 1883, foi inaugurada a Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, interligando Raiz da Serra, no Município de Magé, ao Alto da Serra, em Petrópolis. Na viagem inaugural estava presente, dentre muitos passageiros ilustres, Sua Majestade, o Imperador do Brasil, D. Pedro II. Percorrendo uma extensão de cerca de 6 km e utilizando a técnica da cremalheira, a ferrovia, atingia uma cota acima dos 800 metros no Alto da Serra.

Durante mais de oitenta anos a Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará transportou cargas e passageiros, num percurso deslumbrante através da Mata Atlântica, até que, em 5 de novembro de 1964, o ramal ferroviário foi considerado economicamente inviável e seu tráfego suspenso, em detrimento dos prejuízos advindos da importância histórica e turística da ferrovia.

Com a revitalização da ferrovia, a cidade terá oportunidade de reativar um dos mais belos passeios turísticos da região serrana. "Meu pai foi médico de todos no Alto da Serra. Eu cresci naquele ambiente maravilhoso. Temos que agregar forças para a realização do sonho das nossas antigas gerações, quero resgatar o nosso patrimônio histórico para alavancar ainda mais o turismo em nossa cidade", comentou o prefeito.

Fonte:Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: