quarta-feira, junho 11, 2008

CAMPANHA CONTRA A PARALISIA INFANTIL COMEÇA SÁBADO

A Prefeitura de Petrópolis está com tudo pronto para realizar, no próximo sábado, das 8h às 17h, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. A Secretaria de Saúde vai manter 91 postos de vacinação, sendo 75 fixos e 16 volantes. Devem ser vacinadas todas as crianças com menos de cinco anos de idade. A meta é atingir 95% da população infantil do município, cerca de 24 mil crianças.

A Secretaria de Saúde também oferecerá vacinas do calendário básico de vacinação, como a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e meningite), rotavírus e a triviral (contra sarampo, rubéola e caxumba). Pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação da criança para facilitar o trabalho dos agentes de saúde e atualizar as vacinas que estiverem em atraso.

A poliomielite ou paralisia infantil, como é mais conhecida, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que se manifesta de diversas formas. O quadro médico mais característico é a paralisia que aparece repentinamente e ataca geralmente os membros inferiores. Em determinado grupos de pessoas, a doença pode levar a paralisia dos músculos respiratórios e da deglutição, situação que deixa a vida do paciente ameaçada.

Transmissão – A doença é transmitida principalmente por contato direto entre pessoas, pelas vias fecal-oral ou oral-oral. A transmissão oral-oral ocorre por gotas contaminadas que saem da boca ao falar, tossir ou espirrar. A falta de saneamento básico e o elevado número de crianças que vivem em uma mesma residência podem favorecer a transmissão do poliovírus.

Sinais e sintomas - As manifestações clínicas são variáveis, desde infecções sem sintomas ou sinais até quadros de paralisia severa, que podem levar à morte. Somente as formas paralíticas apresentam manifestações como instalação súbita da deficiência motora, acompanhada de febre; assimetria, comprometendo a musculatura dos membros e flacidez muscular; com diminuição ou abolição de reflexos na área paralisada.

Nenhum comentário: