sexta-feira, março 28, 2008

Segunda fase das obras na BR 495 já começaram

As obras emergenciais do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) na BR 495 (Petrópolis – Teresópolis), que tiveram início no dia três de fevereiro, em decorrência aos deslizamentos causados pelas chuvas que atingiram a cidade na época do Carnaval, passaram agora para a segunda fase. Nessa etapa o órgão federal teve que conseguir um outro terreno para depositar o material retirado nos reparos, principalmente terra e pedras.

"O primeiro local do bota-fora, cedido emergencialmente pela Prefeitura de Petrópolis, já está saturado com o material retirado nos trabalhos iniciais de limpeza para a liberação da estrada.", contou Rodrigo Costa, superintendente do DNIT do Rio de Janeiro. Conforme revelou, os próximos carregamentos serão depositados em um terreno do órgão no município de Três Rios.

Ele explicou ainda que a segunda etapa - de recuperação e reforço das encostas atingidas, estão sendo realizadas por três empreiteiras divididas entre os locais críticos. A Terrapleno trabalha entre os quilômetros (km) 11,9 e 19,6, a partir daí e até o km 24 está a Macadame, e a Delta cuida dos reparos até o km 33,3.

Em vistoria realizada no dia 25 de fevereiro, o superintendente comentou sobre os pontos de deslizamento e as ações necessárias para liberar a passagem de carros na estrada, que chegou a ser interditada duas vezes, o mais rápido possível. No mesmo mês a União liberou verba de R$ 1 milhão para a realização das obras nos 33 km de pista afetado. Uma obra que está prevista para durar até julho, de acordo com o prazo de seis meses estabelecido anteriormente.

De acordo com a Defesa Civil do Município, a região de Itaipava foi atingida com 135 milímetros de chuva em meia hora. Quedas de barreiras e uma tromba d’água ocasionaram a morte de nove pessoas, entre as quais três eram crianças, e deixou 300 famílias desabrigadas. Muitos moradores abandonaram as casas por medo de novas quedas de barreira, e quem não pôde voltar para casa passou a receber o aluguel social da prefeitura.

Nenhum comentário: