quarta-feira, janeiro 24, 2007

Carreta tomba e parte da carga é saqueada

O tombamento de uma carreta carregada de carne provocou tumulto na descida da Serra ontem. O veículo, Volvo branco, modelo FH12, placa MDC 4791, de Concórdia - SC, tombou por volta de 6h50 da manhã, depois que o motorista Ari Mayer perdeu a direção em uma curva, na altura do quilômetro 82-RJ. Com o acidente o motorista da empresa fraturou a clavícola. Ele foi socorrido pela equipe de resgate e encaminhado ao Hospital Santa Teresa.

Rapidamente dezenas de pessoas chegaram ao local e começaram a saquear a carga, avaliada em R$ 83 mil. Parte da carne chegou a ser levada por moradores e até mesmo motoristas, que paravam os veículos para participar do saque.

O tumulto começou a ser contido com a chegada das equipes da PRF, que depois de muito trabalho conseguiram afastar a multidão que cercava o caminhão. A polícia calcula que durante o tumulto cerca de 400 pessoas estavam no local.

Os policiais não souberam informar ao certo a quantidade de carga levada, mas afirmaram que boa parte da mercadoria foi retirada antes da chegada das viaturas policiais.

Até o caminhão para o transbordo da carga chegar, por pelo menos quatro vezes a equipe de policiais rodoviários teve que intervir para afastar populares e evitar novos saques. O transbordo só começou a ser feito depois de 15h e se estendeu até o início da noite.

Na tarde de ontem, sob uma chuva intensa, dezenas de moradores ainda aguardavam às margens da pista, na esperança de conseguir levar um pouco da carne para casa. Mais confiantes, alguns chegaram a levar carrinhos de mão para garantir o transporte de uma quantidade maior da mercadoria.

A expectativa entretanto foi frustrada, pois três equipes da PRF permaneceram no local até que a retirada de toda carga fosse concluída. Uma equipe da Polícia Militar também ficou no local para dar apoio em caso de tumultos.

Para evitar novas investidas da população policiais montaram uma espécie de barricada com um caminhão da Concer e uma viatura da PRF, que ficaram paradas em frente aos caminhões durante a retirada da carga.

Até às 18h, funcionários da empresa Kothe Transportes e Serviços ainda trabalhavam no transbordo do que restou da carga. Somente após a retirada de toda mercadoria, seria feito o destombamento do caminhão.

Nenhum comentário: