sexta-feira, janeiro 26, 2007

ACIDENTES NA BR-040

Duas carretas tombam no mesmo local


"BANANA COM BISCOITO"

Duas carretas tombaram no quilômetro 80 da pista de descida da serra deram bastante trabalho às equipes da Polícia Rodoviária Federal durante o dia de ontem. Os acidentes aconteceram exatamente no mesmo local, porém em horários distintos. O derramamento das cargas de banana (pela manhã) e biscoito (à tarde) fizeram com que rapidamente centenas de moradores da região do Duarte da Silveira se aglomerassem no local. A exemplo do que aconteceu na segunda-feira, quando uma carreta carregada de carnes tombou dois quilômetros adiante, antes da chegada da PRF, boa parte das cargas foram saqueadas.

Um dos acidentes aconteceu por volta de 13h30 e envolveu um Fiat Pálio azul e um caminhão Mercedes carregado de biscoitos, que tombou após a colisão. No local onde já havia o fechamento parcial da pista devido ao acidente da manhã, o motorista do caminhão Mercedes branco, modelo baú, placa CCQ 9458 da cidade de Salto-SP perdeu a direção do veículo, que bateu na traseira do Fiat Pálio.

O caminhão tombou e minutos depois começou a ser saqueado. " Um caminhão tanque que vinha na minha frente freou de repente, tentei parar, mas meu freio não funcionou. Para evitar o choque com a carreta tanque, desviei para a esquerda, mas exatamente neste momento o Pálio fazia o retorno e não houve como evitar a colisão", conta o caminhoneiro Sivanil Fernandes (49), que apesar do susto não se feriu.

O impacto fez com que o Pálio, onde viajavam quatro pessoas fosse parar em cima do canteiro. O veículo ficou com a traseira completamente destruída, mas apenas a esposa do motorista ficou ferida. Ela teve um corte na cabeça e foi levada para o Hospital Santa Teresa.

Imediatamente após o tombamento moradores de comunidades às margens da estrada começaram a saquear a carga de biscoitos, avaliada em R$ 11 mil. Mais da metade dos pacotes foram levados. O saque foi contido com a chegada das viaturas da PRF.

Policiais tiveram bastante trabalho para evitar novos saques, uma vez que cerca de 500 pessoas permaneciam às

margens da estrada apesar da chuva pesada que descia na região. Em dado momento a multidão se exaltou e os policias precisaram utilizar sprays com gás de pimenta para dispersar os moradores, que ameaçavam novos saques. Apesar disso rapidamente eles voltavam a se posicionar na esperança de conseguir levar alguma coisa para casa.

Sem saber o que será de seu futuro, o motorista do caminhão assistia a tudo parecendo não acreditar. "Não sei o que vai ser da minha vida agora. Só tinha este caminhão para trabalhar e toda minha família depende dele", lamenta, lembrando que nem o caminhão, nem a carga possuíam seguro. A carga vinha de Sergipe e seria entregue em Duque de Caxias.

Nenhum comentário: