terça-feira, março 07, 2006

Detran oferece Mecânica de Batom às motoristas de Petrópolis

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, na quarta-feira, o Detran fará uma homenagem às motoristas de Petrópolis, na Região Serrana: pela primeira vez, o departamento de trânsito levará até o município o curso Mecânica de Batom. Durante as aulas, gratuitas, as motoristas terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre o funcionamento e a manutenção dos veículos. Quem quiser participar basta ligar para (24) 2237-6765.
As aulas serão ministradas das 9h ao meio-dia ou das 14h às 17h, no campus Dom José Veloso da Universidade Católica de Petrópolis, na Rua Benjamin Constant 213. O curso, que pela primeira vez atende às motoristas do interior do estado, é conduzido pelos engenheiros mecânicos Pedro Henrique Imbrósio e Marco Antônio Glinaudelli. As aulas teóricas contam com apresentações em vídeo para facilitar a compreensão do tema.

O Detran oferece o Mecânica de Batom a mulheres motoristas ou que estejam tirando a primeira habilitação desde março do ano passado. Durante este período, três mil mulheres participaram das aulas. Atualmente, o sexo feminino representa 26% (1,17 milhões) do total de motoristas habilitados no Estado do Rio.

Ao término do curso, as mulheres ganham um certificado de participação e um brinde do Detran: um kit com flanela, um manual de informações sobre veículos e um batom. As alunas têm demonstrado que não se intimidam diante de palavras como pistões, virabrequim, injeção eletrônica - um vocabulário que pode parecer difícil para a maioria das pessoas. Elas perguntam desde os preços de peças até o significado de termos como balanceamento e alinhamento.

A equipe do Mecânica de Batom agenda aulas itinerantes. Funcionárias de Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal do Rio, Assembléia Legislativa, Uerj, Via Lagos, Proderj, Degase, Sindicato dos Taxistas, SulAmérica Seguros do Rio e São Paulo e Petrobras do Rio, São Paulo e Bahia já passaram pelo curso. Motoristas e instituições interessadas nas aulas devem ligar para os telefones (21) 3852-7952 e 3399-1989, das 8h30 às 17h30.

Nenhum comentário: