quinta-feira, abril 07, 2011

Curso para prevenir incêndios florestais

Com o objetivo de capacitar voluntários da sociedade civil e também servidores de órgãos públicos para o combate e prevenção a incêndios florestais, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) inicia ainda neste mês um curso gratuito na Reserva Biológica de Araras. Ao todo, são oferecidas 25 vagas. Em sua 11ª edição, o curso tem duração de uma semana em esquema de horário integral (8h às 17h) e será realizadoO treinamento, capacitação e prevenção são fundamentais, tendo em vista a aproximação do período de estiagem, que começa em maio e se estende até o mês de setembro, período em que equipes do Corpo de Bombeiros recebem diariamente solicitações para combate de incêndios florestais e por vezes em Áreas de Preservação Permanente em diferentes pontos do município.
“Ao longo de 11 anos de curso, já capacitamos mais de 200 pessoas entre voluntários e servidores de repartições que têm algum tipo de afinidade com a área, como guardas municipais, bombeiros e policiais militares, mas a participação da sociedade civil é fundamental, principalmente no que diz respeito à questão da prevenção, pois além de auxiliar nos casos de emergência eles se tornam multiplicadores, dentro de seu meio social. Esta pessoas também acabam ajudando a fornecer informações importantes para os bombeiros e demais órgãos na hora de identificar uma situação de incêndio, apontando mais precisamente os casos de incêndio florestal e o que se trata, por exemplo, de uma limpeza de terreno, ou queima de lixo orgânico”, frisa Gannen.
Durante uma semana de treinamento com instrutores do Inea e bombeiros militares especializados no combate a incêndios florestais, os inscritos recebem informações sobre educação ambiental; primeiros socorros e resgate; ecologia e técnicas de combate e prevenção de incêndios florestais. As inscrições podem ser feitas entre os dias 11 e 22 de abril, de 9h às 18, na sede da Reserva Biológica, que fica na Estrada Bernardo Coutinho, 10.351 – Araras. Podem participar do curso pessoas de ambos os sexos, com idade entre 18 e 45 anos. No ato da inscrição, os interessados devem apresentar: cópia do documento de identidade, CPF, uma foto 3x4 e atestado médico comprovando que dispõe de saúde física e mental para participar do treinamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2225-1975 .
“Os inscritos recebem gratuitamente o material didático, alimentação e certificado. Esta capacitação é voltada para voluntários, integrantes do poder público e para aqueles que desejam ingressar no corpo de guarda-parques do Inea. Hoje, no processo seletivo para guarda-parques, existe a análise de títulos, e este curso tem um peso importante nesta avaliação”, destaca o chefe da Reserva Biológica de Araras, Ricardo Gannen.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: