terça-feira, abril 05, 2011

Apartamentos no lugar de garagem


Um misterioso projeto de um empreendimento imobiliário no terreno onde funciona a garagem de ônibus da Única/Fácil circula pela internet e chama a atenção de ambientalistas pela grandiosidade e, principalmente, por se tratar de um imóvel tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Arquitetônico e Cultural (Inepac). O projeto prevê a construção – no terreno de 22 mil metros quadrados – de cinco blocos de apartamentos com quatro andares cada, além da cobertura; área de lazer com piscina, jardins e estacionamento. O projeto manteve preservada a fachada do imóvel, que é tombado. De acordo com o desenho, a entrada do condomínio será pela lateral, preservando assim os dois galpões que dão acesso à garagem.
O autor do projeto é desconhecido. Ninguém sabe quem o idealizou, nem quem o solicitou. Nem mesmo o gerente administrativo da Única/Fácil, José Antônio Peixoto, sabia do projeto. Ele demonstrou surpresa ao tomar conhecimento do fato. “Não faço a menor ideia de quem o projetou. Estou até curioso em conhecer o empreendimento. Quem sabe, até compro um apartamento pra mim”, brincou. José Antônio contou que há três anos a Prefeitura demonstrou interesse em desapropriar o local para construir um shopping e um terminal de ônibus, mas, de acordo com ele, a ideia não foi pra frente.
José Antônio confirmou que há um interesse da empresa em transferir a garagem para um local mais próximo do Terminal Rodoviário Leonel Brizola, no Bingen, mas garantiu que o atual terreno não está a venda. “Procuramos áreas próximas à rodoviária e não encontramos nenhuma que atendesse às nossas necessidades, mas em nenhum momento colocamos nosso imóvel à venda e nem solicitamos a criação de projetos imobiliários”, ressaltou.
Para a presidente da Ama-Centro Histórico, Miriam Born, a implantação do projeto trará prejuízos para a cidade e questiona que não há infra-estrutura no Centro para comportar um empreendimento deste porte. “É preciso abortar esse tipo de projeto. Não podemos deixar que a especulação imobiliária traga prejuízos para a cidade”, enfatizou. Miriam também citou a implantação do projeto em frente ao prédio da Cervejaria Bohemia, local que está sendo revitalizado e abrigará o Museu da Cerveja. “Não faz sentido um empreendimento imobiliário deste tipo em frente a um imóvel que está sendo todo recuperado. É preciso tomar cuidar e ficar alerta com esses projetos. O Centro Histórico não comporta esse tipo de empreendimento”, salientou.
O prédio da Única, localizado na Rua Alfredo Pachá, abrigou por vários anos a garagem dos bondes que circulavam pela cidade. No seu interior ainda estão preservados os trilhos por onde eles passavam e nos dois galpões que compõem a fachada do imóvel as características originais da construção estão conservadas.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: