quarta-feira, abril 20, 2011

II CIRCUITO DE GASTRONOMIA RURAL DO BREJAL É DESTAQUE NESTE FERIADO

Quem visitar Petrópolis durante este feriado da Semana Santa poderá desfrutar de uma variedade de atrações, entre elas o II Circuito de Gastronomia Rural do Brejal, que será realizado nos dias 22 e 23 de abril na Praça do Piraju, no centro do Brejal, um pequeno paraíso rural do distrito da Posse. O local destaca-se pela variedade de produtos como ervas finas, trutas, conservas, escargots, café e legumes orgânicos, além da criação de cavalos. Ideal para conhecer a diversidade do meio rural e passar momentos de descontração em contato com a natureza.

A novidade este ano é a realização da Caminhada Popular Anda Brasil, que promove caminhadas por todo o país. O percurso normalmente é de 10 km, sinalizado, começa e termina no mesmo lugar, sendo que não é obrigatório percorrer todo o trajeto. Os participantes recebem uma carteirinha com o carimbo do circuito e passam a fazer parte do clube de amantes das caminhadas. O objetivo é promover caminhadas junto à natureza, para apreciá-la sem pressa, cada um no seu próprio ritmo. Haverá apoio durante todo o percurso.

Outra grande atração será a exposição de produtos locais e artesanato: Mudas Katsumoto (maior produtor de mudas do estado, vendas de um milhão de mudas de hortaliças orgânicas, plantas ornamentais e bonsais por mês); Armazém Sustentável (compotas de berinjela orgânica e homus tahine); Artesanato Ateliê Arte Comum (realiza trabalho comunitário entre as senhoras da comunidade, reforço escolar para crianças e adolescentes, aulas de dança, música e informática); Escargots Invernada (primeiro e maior entreposto do estado) e Verde Orgânico (portador do selo BIO para seus legumes e outros produtos rurais).

Para Relindes Fonseca, diretora da Associação Sócio-Educativa e de Turismo Eco-Rural do Circuito Caminhos do Brejal, a ideia e aproveitar o Petrópolis Rural, agregando maior valor e diversidade ao turismo da região. “A edição do ano passado foi um sucesso além de nossas expectativas e gostaríamos de repeti-lo. Neste ano, alteramos um pouco a formatação do evento na intenção de começar a expandi-lo dentro do próprio circuito. Então vamos ter a exposição dos produtos na Praça do Piraju, com uma deliciosa oficina de pizza e a palestra de abertura, que deve incentivar as pessoas a participarem da caminhada no dia seguinte”, disse.

Além disso, quatro propriedades próximas estarão abertas à visitação. São elas: Provence (ervas finas), Floricultura Brejal (mudas para paisagismo principalmente bromélias), Sítio Shangrilah (petiscos, almoço e visita ao jardim de borboletas a céu aberto) e Haras Massangana (criação e treinamento de cavalos para hipismo). O Sítio Shangrilah abrirá suas portas para um delicioso almoço preparado pelo chef Gustavo Aronovick. No cardápio, as famosas trutas da região. Reservas antecipadas e outras informações com Relindes Fonseca pelo telefone (24) 2259-2662 ou através do email relindes55@hotmail.com.

Ano passado mais de 250 pessoas passaram pelo Brejal e curtiram as atrações do evento, que tem o objetivo de realizar uma confraternização entre moradores e admiradores da região, promovendo os produtos locais. O II Circuito de Gastronomia Rural do Brejal é uma realização do Circuito Eco-Rural Caminhos do Brejal e tem apoio da Associação dos Produtores Rurais do Brejal, da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

Relindes faz um convite para que turistas e moradores prestigiem o circuito. “O petropolitano está tão próximo de nós e não nos conhece. O Brejal é um nome de referência para muitos chefs consagrados, somos o maior produtor de orgânicos do estado. Venham conhecer a beleza do Brejal, a tranquilidade de nossas montanhas e a simpatia dos produtores. Também é preciso praticar o turismo solidário em nossa região, a maneira mais rápida de fazer com que nossos produtores retornem suas produções à normalidade”, finalizou Relindes. Uma boa pedida para o feriado.

Nenhum comentário: