sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Protesto contra a agência de turismo Maktub

Com gritos de “queremos justiça”, clientes da agência de viagem Maktub Alla Turismo fizeram uma manifestação por volta das 9 horas de ontem, em frente à sede da empresa, na Rua Washington Luiz, na altura das Duas Pontes. O grupo de aproximadamente 70 pessoas deixaria o Brasil em 10 de janeiro, para participar de uma excursão que duraria 12 dias, na Disney, nos Estados Unidos, porém a empresa encerrou suas atividades um dia antes da realização da viagem. Mais de 20 pessoas acabaram sendo lesadas com a falência da firma, que trouxe prejuízos para as famílias de mais de R$ 20 mil. Até agora elas não conseguiram ressarcimento.
Gláucia Maria Ribeiro Zanetti Leal, uma das responsáveis pelo protesto e mãe de um dos adolescentes que iria participar do passeio, disse que a manifestação teve o objetivo de mostrar quanto os passageiros se sentem incomodados com o caso. “Queremos que a justiça seja feita e que os envolvidos paguem pelo que fizeram”, disse. Ela afirma que o protesto também servirá como incentivo para os adolescentes que estavam no roteiro da viagem lutarem por seus direitos.
Já a empresária Cláudia Pires viajaria com o marido e os dois filhos, mas após chegar ao Quitandinha, onde estaria o ônibus que levaria os passageiros para o aeroporto, ficou sabendo que outras pessoas haviam lhe enviado um e-mail às 5h35, alertando sobre o caso. Segundo Fabiano Alves Ferreira, advogado dos clientes da Maktub Alla, a Justiça já teria decretado a prisão preventiva dos proprietários e sócios da empresa e os bancos não cobrarão as dívidas da excursão. “A Justiça mandou suspender as dívidas da viagem. Estamos com medida cautelar que barra os bens dos donos da Maktub e as contas bancárias”, explicou.
Ainda de acordo com o advogado, já há um processo na Justiça Criminal e na Vara Cível e o caso já foi comunicado à Polícia. Fabiano informou também que a Justiça já está com as cópias do passaporte, CPF, documento de liberação das crianças e a autorização pela saúde do passageiro. Ele acredita que no aspecto penal o processo seja resolvido o mais rápido possível. O grupo de manifestantes disse que há rumores de que os proprietários da empresa de viagem teriam fugido para a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, e que fecharam a Maktub no mesmo dia da viagem para Nova York. “Já tiraram toda a parte eletrônica da empresa no mesmo dia da viagem. Eles não entraram em contato com nenhum de nós”, concluiu o advogado.
A Tribuna entrou em contato com Alberto Magno, advogado da Maktub, que disse que a direção da empresa está disposta a conversar com os clientes que foram incluídos no plano de viagem para a Disney e, se for o caso, devolver o dinheiro ou promover a mesma excursão em outro período. Ele diz que o único erro da agência foi não estar preparada para o risco de quebrar e, principalmente, pelo aumento do dólar. “A empresa se vê como vítima da subida do dólar. Não estavam preparados para o risco”, explicou Magno.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: