sábado, setembro 26, 2009

Jornalista-pescador lança livro de crônicas


Crônicas-reportagens baseadas em fatos reais que envolveram jornalistas, pescadores e outros personagens de Petrópolis e Juiz de Fora fazem parte do livro “Jornalista… Pescador… Compulsivo”, que o jornalista Marin de Toledo Melquíades, editor do Diário de Petrópolis e dos tablóides mensais, Jornal do Pescador e Com Textos, lança no próximo dia 27 de setembro, durante almoço por adesão no Clube dos Médicos e espera a presença de sua grande legião de amigos. (Os convites, a R$ 40, com direito a bebida, podem ser reservados com a Lorena (2246.3807) no Diário de Petrópolis.

Neste mesmo dia, às 11 horas da manhã, em solenidade no Silogeu Petropolitano, ele toma possa na cadeira numero 30 da Academia Petropolitana de Letras, o que o motivou a reunir algumas crônicas e trechos de sua autobiografia.

A idéia inicial era fazer um livro que fosse útil a acadêmicos de jornalismo, relatando experiências que servissem de exemplo para forma de conduta, certa ou errada, diante das situações do dia a dia do jornalista. Os textos, escritos a mão, em 2004, foram apresentados a Sylvio Adalberto, e guardados.

Em 2005, seu pai, José da Costa Melquíades, completando 88 anos, começou a escrever histórias, algumas sobre sua vida de comerciante e outras que ouviu quando menino. Uma das filhas, Maria Aparecida, a Tida, organizou as crônicas que foram reunidas num livro em cópias xerox. “Fiquei com inveja, me animei e escrevi, em menos de 10 dias, uma autobiografia”, diz Marin.

Apesar de ser editor de jornais desde os 21 anos, tendo começado a carreira em Juiz de Fora, nos jornais Folha da Mantiqueira, do ex-prefeito e ex-deputado Mello Reis, e no Diário da Tarde, Marin confessa que sempre teve muito medo de mostrar seus escritos.

No jornal do qual é editor há mais de 20 anos, o Diário de Petrópolis, inclusive, só assinou uma coluna, de pesca, entre 1994 e 2005. “Sou mais conhecido como pescador do que como editor do jornal”, afirma.

Em 2008 ele lança seu segundo tablóide – o primeiro foi o Jornal do Pescador – intitulado “Com Textos”, com a proposta de, com apoio das academias de Letras, de Poesia, Educação, Letras Jurídicas e União Brasileira de Trovadores, publicar textos e notícias, priorizando Petrópolis e seus autores, pertencentes ou não às instituições. Cria, então, coragem e posta algumas crônicas no “Diário On Line”, inserindo outras no “Com Textos”.

“ Como festeiro que sou, nada melhor do que reunir os amigos e parentes num almoço para comemorar a posse e lançar o livro”, diz Marin, que quer, neste dia, espera reviver os almoços da Coluna Falando de Pesca que promoveu durante 10 anos e até hoje são lembrados.

Sobre o desafio que é lançar um livro, o Marin destaca, mais uma vez, o incentivo e o apoio de amigos, como os Drs. Mauro Peralta, Marcus Bernardinelli Camargo e José Carlos Sant´Anna de Araújo, assim como do empresário Ademir Silva (55 Jeans).

“É um sonho que se realiza”, finaliza.

Serviço

“Jornalista…Pescador…Compulsivo”

Editora Vozes

120 páginas

Preço;. R$ 15,00
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: