quinta-feira, setembro 25, 2008

Servidor público começa a receber Bilhete eletrônico

O Setranspetro, juntamente com a CPTrans e a Prefeitura de Petrópolis, iniciou nesta terça-feira, a implantação da Bilhetagem Eletrônica para cerca de oito mil funcionários públicos do município. No encontro que reuniu, na sede do Setranspetro, os gerentes de Recursos Humanos das secretarias municipais e os técnicos do Setranspetro, foram explicados todos os procedimentos de migração do vale-transporte de papel para o vale-transporte eletrônico inteligente, Setranscard.

Ainda nesta semana, além do cadastramento dos funcionários públicos municipais, será realizada, também, a distribuição dos cartões de bilhetagem eletrônica e os testes de utilização. A partir de agora, esse é o novo vale-transporte que será usado por todos os profissionais que possuem vínculo de trabalho e têm direito a receber o benefício.

Além de proporcionar mais rapidez, praticidade e segurança nas viagens, o vale-transporte eletrônico vai possibilitar a saída temporal do Terminal de Integração do Centro. Todos os usuários que já tiverem o cartão de bilhetagem eletrônica, Setranscard, vão poder sair de qualquer ponto da cidade, utilizando uma linha já integrada no Terminal Centro, podem desembarcar no terminal, realizar a saída temporal por uma hora, e retornar gratuitamente ao transbordo para seguir sua viagem.

Para a população que também deseja realizar a saída temporal do Terminal Centro e não possui vínculo de trabalho, será disponibilizado o Setranscard Passe Expresso, que é o cartão de bilhetagem eletrônica inteligente, que pode ser adquirido na sede do Setranspetro e em todos os Terminais de Integração do Município. Esse cartão possui um crédito no valor de R$ 40,00 para ser utilizado no pagamento das tarifas do transporte. Quando os créditos do Passe Expresso chegarem ao fim, o usuário vai poder pagar a sua última tarifa apenas entregando o cartão ao cobrador.

A bilhetagem eletrônica veio para revolucionar o Sistema de Transporte Público e proporcionar melhor qualidade de vida para a população petropolitana, diminuindo o tempo gasto nos deslocamentos, proporcionando mais praticidade com a utilização de um cartão inteligente e oferecendo mais segurança aos usuários.

Desde o início da implantação da Bilhetagem Eletrônica, regulamentada pela Lei Municipal 6.387, de Outubro de 2006, todas as etapas têm acontecido com muito sucesso. Para que todo o processo ocorra de forma planejada, organizada e eficiente, depois de iniciar a instalação dos equipamentos, a primeira preocupação foi informar e treinar o público interno, os rodoviários. A fim de obter resultado máximo na operação, depois de treinados nas empresas, os profissionais testaram o sistema na prática. Em seguida, os funcionários da parte administrativa, de serviços gerais e manutenção das empresas, também começaram a utilizar os cartões de bilhetagem e, com isso foi possível perceber os novos avanços.

O primeiro público externo a receber o Setranscard foi o usuário especial, que com a implantação da Bilhetagem Eletrônica, teve avanços na gratuidade, como a possibilidade do especial ser acompanhado pela pessoa que está disponível e não um único acompanhante fixo. Logo em seguida, os estudantes do ensino médio da rede pública começaram a receber o cartão, que além das passagens para realizar o deslocamento de casa para a escola e vice versa, ganharam passagens para realizar suas atividades extracurriculares. Todos beneficiários da gratuidade, que já receberam o Setranscard, também vão poder realizar a saída temporal do Terminal de Integração do Centro.

O manuseio do cartão de bilhetagem eletrônica é muito simples e permite que qualquer pessoa o utilize. A utilização do Setranscard é muito fácil, rápida e segura. Ao entrar no ônibus ou nos terminais de integração, os usuários devem apenas aproximar o cartão Setranscard do validador, que imediatamente, fará a leitura eletrônica e vai liberar a roleta para o acesso do usuário.

O processo de implantação da Bilhetagem Eletrônica está acontecendo de forma gradativa e, para cada mudança, o Setranspetro, juntamente com as empresas de transporte, a Prefeitura Municipal e a CPTrans, preparou uma política administrativa e uma campanha de comunicação específica, que será exibida e amplamente divulgada em toda a mídia local.

Com a utilização do Setranscard, cartão eletrônico inteligente, os usuários do transporte coletivo terão mais praticidade na hora de se deslocar nos ônibus. O Setranscard possibilita a diminuição do tempo de embarque, o que, conseqüentemente, diminui o tempo das viagens. Embarques mais rápidos significam viagens mais rápidas. Além da agilidade, o Setranscard vai permitir mais facilidade e comodidade para os usuários.

Nenhum comentário: