terça-feira, setembro 09, 2008

Última semana de vacinação contra a Rubéola

Para quem não se vacinou contra a rubéola, ainda há tempo de se imunizar. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola no município entra em sua última semana, e para ampliar o número de pessoas imunizadas, a Prefeitura realiza desde o dia 1o de setembro, visitas a empresas, órgãos públicos e universidades.

Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Secretária Municipal de Saúde, Elisabeth Wildberger, a previsão é que 140 mil homens e mulheres em idades entre 12 e 39 anos sejam vacinados durante a campanha. "Precisamos da participação de todos. Temos uma meta a ser atingida, mas após quase 30 dias de Campanha o número vacinado está muito abaixo da expectativa: cerca de 70 mil. Por isso vamos ampliar o serviço levando as nossas equipes até os locais de grande concentração de pessoas.'', disse.

As contra-indicações da vacina são para grávidas que não podem receber a imunização. As mulheres que pretendem engravidar devem esperar 30 dias após a aplicação da vacina. Para as pessoas doadoras de sangue, são recomendados três meses para realizar a próxima doação. Além disso, a vacina é contra-indicada para alérgicos a ovo e portadores de HIV. Os postos de vacinação funcionam de segunda a sexta das 8h às 17h.

Transmissão - A doença é transmitida, principalmente por contato direto entre pessoas, pelas vias fecal-oral ou oral-oral. A transmissão oral-oral ocorre por gotas contaminadas que saem da boca ao falar, tossir ou espirrar. A falta de saneamento básico e o elevado número de crianças que vivem em uma mesma residência podem favorecer a transmissão do poliovírus.

As manifestações clínicas são variáveis, desde infecções sem sintomas ou sinais até quadros de paralisia severa, que podem levar à morte. Somente as formas paralíticas apresentam manifestações como instalação súbita da deficiência motora, acompanhada de febre; assimetria, comprometendo a musculatura dos membros e flacidez muscular; com diminuição ou abolição de reflexos na área paralisada.

Nenhum comentário: