sexta-feira, setembro 26, 2008

Polícia apura acidente que causou morte em Itaipava


Policiais da delegacia de Itaipava estão investigando o caso de uma senhora de 63 anos que morreu ontem de manhã quando tentava pegar um ônibus na Estrada das Arcas, em Santa Mônica, Itaipava. O acidente aconteceu pouco antes das 10h. Noemia da Conceição Amaral, que pode ter sido atingida pelo ônibus da linha 723 (Santa Mônica), ficou caída à poucos metros do coletivo. Quando a equipe de resgate chegou a mulher já estava morta. Pelo menos três pessoas teriam presenciado o acidente, mas todas evitaram comentar o fato com a Imprensa. Fábio Amaral, filho da vítima, chegou pouco depois e disse que estava no trabalho quando soube do acidente. Ele contou que a mãe mora naquela Rua e que teria saído de casa para ir à fisioterapia.

A via ficou interditada até a realização da perícia, por volta de meio-dia. Policiais civis e um perito não conseguiram informações exatas sobre como tudo aconteceu. A perícia não encontrou marcas de frenagem ou sinais de arrastamento da vítima. Após a perícia o corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal, onde foi feita a necropsia. O acidente foi registrado na 106DP como homicídio culposo. A polícia aguarda o laudo do IML e o depoimento das testemunhas, para esclarecer o caso.

De acordo com a polícia, o motorista do coletivo Luiz dos Santos Cândido, teria dito que parou no ponto para pegar duas pessoas e que ao arrancar com o coletivo, uma passageira lhe avisou que uma mulher corria para pegar o ônibus. O motorista teria parado e neste momento viu a vítima caída na rua, à poucos metros da porta traseira do ônibus.

À tarde duas pessoas prestaram depoimento na delegacia, uma delas seria um homem que viu o acidente, outra seria filha da vítima, que relatou o que ouviu sobre o caso. Os dois depoimentos teriam apontado o motorista como responsável. Segundo o inspetor da 106a DP, o depoente, que viu o acidente teria afirmado que a idosa atravessou a Rua na parte da frente do coletivo e que ao arrancar, o ônibus teria, aparentemente, derrubado a vítima, passado sobre as pernas da idosa antes de parar. Ainda segundo o inspetor, outras testemunhas deverão ser ouvidas nos próximos dias.

Em nota a assessoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Petrópolis disse que: "É com imenso pesar que o Setranspetro e a Autobus vêm a público lamentar profundamente o acidente e informar que todo o caso está sendo tratado com o máximo de atenção por parte da empresa.

O Setranspetro ressalta que o acidente foi uma terrível fatalidade, já que no momento, quando o ônibus deu a partida para sair do ponto de parada, uma passageira informou ao cobrador que sinalizasse para o motorista esperar, porque tinha visto uma mulher correndo em direção ao ônibus. Quando o motorista parou para esperar o embarque da passageira, pôde constatar que havia acontecido o acidente. Mesmo em estado de choque, os profissionais da empresa, imediatamente, acionaram as equipes de socorro e a polícia.

O Setranspetro destaca que o motorista que operava a linha 723 – Santa Mônica, no momento do acidente, está há mais de dez anos na empresa e possui vasta experiência na profissão, inclusive, nessa linha, já atua há quase um ano.

Por fim, nesse momento de tristeza, mais uma vez o Setranspetro e a Autobus lamentam profundamente a fatalidade, se solidarizam com a família e com os amigos da vítima e se coloca à disposição para prestar todo o tipo de esclarecimento", consta da nota.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: