sábado, agosto 23, 2008

Itaipava ganhará parque fluvial

Levantamento ambiental vai definir projeto de revitalização dos rios Piabanha e Santo Antônio

Reivindicação antiga dos moradores de Itaipava e adjacências, a revitalização da área no entorno do Rio Piabanha finalmente vai sair do papel. A firma de engenharia Theopratique, de Petrópolis, ganhou processo de licitação e passará quatro meses fazendo o diagnóstico ambiental da área, para que a Secretaria estadual de Meio Ambiente instale, com apoio da prefeitura de Petrópolis, o Parque Fluvial dos rios Piabanha e Santo Antônio. Para esse estudo, serão consumidos R$ 400 mil em recursos da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla).

— O objetivo do diagnóstico ambiental é prevenir a ocupação desordenada, que gera situações de risco em épocas de chuva, como a que ocorreu em fevereiro passado, com várias mortes. Vamos aproveitar o anteprojeto da Associação de Moradores e Amigos de Santa Mônica (Novamosanta) e fazer uma revitalização urbanística e paisagística no local — diz a secretária estadual de Meio Ambiente, Marilene Ramos.

O projeto inicial da Novamosanta prevê a contenção de invasões das margens dos rios, a limpeza das margens e dragagem das águas, a instalação de uma ciclovia e de uma área de lazer na extensão do Rio Piabanha. A idéia, porém, foi ampliada para abranger também o Rio Santo Antônio.

Toda a região é Área de Proteção Permanente (APP).

Fonte:Globo Serra

Nenhum comentário: