domingo, agosto 03, 2008

Apelido para ganhar votos

Você votaria em um candidato por ele ter feito uma obra na sua rua? E se ele pagasse um salário mínimo para um sujeito segurar uma placa o dia inteiro na Rua do Imperador? Faria diferença para você a profissão ou o bairro onde ele mora? E se ele tivesse um apelido descolado? Pois é, na busca por quatro anos como vereador de Petrópolis vale tudo.

Dos 260 candidatos a vereador da cidade, 97 usam apelidos em sua campanha, desde diminutivos até os nomes mais exóticos. Em busca de votos dentro de sua categoria profissional ou na região onde moram, vários decidiram usar a profissão ou o bairro no nome que vai para as urnas em outubro. Uma tática que pode dar certo, pois, da gestão atual, cinco vereadores são conhecidos pelos seus apelidos: Zoca, Jorginho Banerj, Vadinho, Roberto Naval e Baninho.

Rita Fisioterapeuta, Adão Eletricista, Marcelo Motorista, Silmar da Saúde, Alan da Choperia, Marquinho Lava Jato, Mazinho Bombeiro, Julinho da Farmácia, Rubinho do Detran e Marinho Despachante são alguns dos nomes que aparecerão nas urnas nesse ano. Esses candidatos carregam o ofício no nome como estratégia de marketing a fim de angariar votos de colegas de profissão.

Em relação ao lugar onde moram, muitos candidatos podem não depender dos votos do restante da cidade caso a tática de usar o bairro no nome dê certo. Pedro do Castelo, Marquinho Thouzet, Léo da Posse, Jorginho do Sertão, Fabinho da Sargento e Beto da Posse são alguns deles.

A irreverência também pode ser um fator positivo nessa corrida eleitoral. Nomes inusitados como Palheta, Robinho Eu Acredito!, Enir Espetáculo, Bolão, Paulinho Bacalhau, Paulo Gulosinho, Bicho de Pau, Brazilino e Max Bam Bam já figuram entre os candidatos desse ano.

Na gestão atual, são cinco os vereadores conhecidos por apelido: Zoca, Jorginho Banerj, Vadinho, Roberto Naval e Baninho. Prova disso é que poucas pessoas sabem que é Cirineu Guimarães, Jorge Luiz Martins, Osvaldo Fernandes do Vale ou Albano Batista Filho.

Fonte:Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: