terça-feira, outubro 30, 2007

Barão ganha radares para reduzir número de acidentes

ATENÇÃO !

Um dos radares fica na altura do número 480, sentido Retiro, enquanto o outro seria instalado, no mesmo ponto na pista sentido Centro.







Próximas ruas a terem pardais eletrônicos serão a Monsenhor Bacelar e Washington Luís.


A partir de hoje, motoristas que passarem pela Avenida Barão do Rio Branco devem ficar em alerta. Dois pardais eletrônicos foram instalados ontem na via. Um deles fica na altura do número 480, sentido Retiro, enquanto o outro seria instalado, no mesmo ponto na pista sentido Centro. Segundo a CPTrans, as próximas ruas serão a Monsenhor Bacelar e Washington Luiz.
Além de educar o motorista, o radar da Avenida Barão do Rio Branco tem como objetivo ainda diminuir o número de acidentes na região. Conforme um levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros, a avenida foi a responsável por 51 acidentes em 2007, a maioria devido à alta velocidade dos veículos.
Entre os meses de janeiro e outubro, 15 veículos caíram no Rio Piabanha, vinte e quatro colisões ocorreram, além de sete quedas de moto, três capotagens e dois atropelamentos. A expectativa é de que com a instalação do radar, esse número caia consideravelmente nos próximos meses. Um dos graves acidentes aconteceu na noite de 14 de outubro, quando um carro ocupado por três jovens, nas mesmas imediações de onde foi instalado o radar, caiu no rio.
Na Avenida Ipiranga, onde o radar está em funcionamento desde julho, até o fim de agosto quase 15 mil multas já haviam sido aplicadas. A maioria foi registrada logo no primeiro mês de instalação. No local, as penalidades variam entre média, para os que passam 20% acima da velocidade permitida (40Km/h), que correspondem a 78% dos registros; grave, para os que estão até 40% acima da velocidade, equivalente a 40% das multas; e gravíssima, para os 50% acima do permitido, ou 1,53% dos motoristas multados.
A CPTrans destaca que o funcionamento do radar não é útil apenas para registrar multas, mas para efetuar um levantamento da velocidade média de cada área, tornando possível verificar o nível de ocupação da via, assim como os horários e dias de pico, além do tipo de veículo que trafega pela região..

Nenhum comentário: