quarta-feira, agosto 10, 2011

Cidade Imperial lança cerveja de inverno

A Cervejaria Cidade Imperial lançou sua primeira cerveja de inverno, a Helles München, com 6 % de teor alcoólico e de coloração âmbar. A produção será limitada a apenas nove mil litros, distribuídos nas melhores casas do ramo.

Trineto de Pedro II, fundador de Petrópolis, primeira cidade a produzir cerveja no país com a fábrica Bohemia, o príncipe Francisco de Orleans e Bragança dirige a Cidade Imperial com DNA de cervejeiro. Sua avó, Elizabeth Dobzensky, fabricava cerveja na antiga Tchecolosváquia.

Criada em 1997, a Cidade Imperial é a única microcervejaria do país com sistema de envase industrial. Com 15 funcionários, optou por pasteurizar toda a produção – três mil garrafas/hora e cerca de 60 mil litros/mês, a Cervejaria Cidade Imperial produz chope claro e escuro, bem como engarrafa cervejas nas duas modalidades.

A Helles München, com investimentos de R$ 130 mil - entre desenvolvimento de fórmula, registro de marca e início de produção - resultou de conversas entre o mestre cervejeiro Rafael Farinha, que merece um capítulo à parte, e Rita de Cássia de Orleans e Bragança, mulher de Francisco. Na realidade, é ela quem arregaça as mangas e está à frente da Cidade Imperial, enquanto seu marido se divide entre outras empresas do grupo.

Farinha criou a nova cerveja sem se basear em nenhuma receita pré-estabelecida. A ideia inicial ganhou forma com um acréscimo de 12% de malte e de lúpulo à cerveja convencional e já agradou em cheio a quem experimentou. A Helles München matura durante 40 dias.

Paulista, filho do mestre cervejeiro da Antárctica, Farinha fez seu curso de mestre cervejeiro na Alemanha, na Doemens Akademie, em 1970. Após 36 anos de experiência, está há seis na Cidade Imperial. O filho seguiu a vocação da família e vive na Alemanha como mestre cervejeiro. Ou seja, aos 70 anos, Farinha entende do riscado como poucos. E adora o que faz.

Com distribuidores na Região Serrana e na capital do Rio de Janeiro, a Cidade Imperial acaba de fechar uma parceria com a Cervejaria Karavelle, de Indaiatuba (SP) para ampliar suas vendas em São Paulo. Fonte: Tribuna de Petropolis

Nenhum comentário: