sexta-feira, maio 06, 2011

Abaixo-assinado pedindo obras na BR-040 dia 20

Ação conjunta do deputado Bernardo Rossi (PMDB) e da vereadora carioca Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), o abaixo-assinado para pressionar por obras imediatas na BR-040 será lançado dia 20, às 14h30, em frente ao Parque de Exposições, em Itaipava. Previsto inicialmente para esta sexta-feira (6), o movimento foi adiado porque mais instituições querem aderir ao manifesto. É o caso da Câmara de Vereadores que pediu participação na campanha.
- Também queremos que mais entidades, representativas da sociedade civil organizada, participem. Até o dia 20, os interessados em aderir podem procurar o gabinete do vereador Paulo Igor, presidente da Câmara, que vai orientar como proceder no lançamento e na coleta de assinaturas que vai se prolongar e ser feita em vários pontos”, explica Bernardo Rossi.
Sinalização precária, acidentes constantes e pistas danificadas são reclamações constantes e que geraram o manifesto. Nem mesmo uma ação judicial proposta pela Câmara de Vereadores e acolhida pela justiça foi capaz de obrigar a Concer, concessionária que administra o trecho Rio-Juiz de Fora, passando por Petrópolis, a fazer obras de melhorias. A empresa recorreu da decisão judicial e obteve liminar neste sentido.
- A Câmara apresentou recurso e esperamos um resultado positivo. Também instalei – com apoio da maioria dos parlamentares – na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) uma comissão que vai rever o contrato da concessionária. Mas, a adesão da sociedade a este manifesto é fundamental para pressionar por obras já”, acrescenta o deputado.
A coleta das assinaturas vai ser feita em vários pontos de Petrópolis e na Baixada ao longo das próximas semanas. O documento será encaminhado à Concer, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), à Câmara Federal, ao Ministério Público Federal e à comissão especial da Alerj que vai rever o contrato da empresa.
Até mesmo uma sinalização eficiente, em caso de acidentes, não é colocada em prática pela Concer. Há três semanas, por causa da explosão de um caminhão com carga inflamável, a subida da Serra ficou fechada por mais de 15 horas. Ao longo de 2010 foram registrados 205 acidentes só com caminhões, boa parte deles na pista de descida onde excesso de peso – sem qualquer fiscalização – e falta de sinalização são os principais motivos.
A BR-40 é a principal via de acesso aos mais de 300 mil turistas que chegam à cidade anualmente, é essencial para escoamento e chegada de mercadorias para as 277 indústrias da cidade,
assim como influencia diretamente os mais de cinco mil pontos comerciais e de serviços existentes no município, os mais de 80 hotéis e pousadas e ainda os milhares de petropolitanos que se deslocam para o estudo ou trabalho todos os dias no Rio e Região Metropolitana.
- No último feriado, em quatro dias e considerando a tarifa mínima de R$ 7,70, a Concer arrecadou R$ 3 milhões. Queremos a contrapartida: segurança e conforto”, completa Bernardo Rossi.
A vereadora Andrea Gouvêa Vieira – uma petropolitana de coração - já que sua família mantém casa de veraneio na cidade desde a década de 60 – em sua última estadia em Petrópolis, em reunião com partidários, amigos e familiares lançou o manifesto que teve pronta adesão de Bernardo Rossi. “Levei mais de cinco horas para chegar à cidade. Sem qualquer tipo de aviso ou sinalização das condições da estrada. Além das implicâncias diretas no turismo, uma estrada precária influencia diretamente nos negócios entre Petrópolis, Rio e a Região Metropolitana do Rio. Queremos obras já”, afirma a vereadora carioca.
Pontos de coleta de assinaturas vão ser colocados na Baixada, subida da Serra, entradas de Petrópolis, Corrêas e Itaipava neste primeiro momento. "Também queremos estender a campanha para cidades como Areal e Três Rios e esperamos a adesão de agentes políticos e públicos assim como a sociedade organizada nestas cidades”, conclama Andrea Gouvêa Vieira.
A Câmara de Vereadores, por meio do presidente, Paulo Igor (PMDB), aderiu ao manifesto de imediato. “Vivemos hoje um momento especial em que a sociedade está cada vez mais participativa e tem contribuído e muito nos processos de mudança ainda que eles tenham início por meio de agentes políticos. Queremos participar e trazer mais entidades e instituições para brigar por um bem comum”, afirma.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: