quinta-feira, outubro 02, 2008

Ronaldo lidera pesquisas

Três pesquisas de intenção de votos realizadas com eleitores petropolitanos foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TER) no último mês. Realizadas entre os dias 18 e 26 de setembro, todas apontam vantagem do candidato Ronaldo Medeiros (PSB) na corrida pela Prefeitura. Segundo a enquete do Ibope (RPE 002/08), encomendada pelo Partido Socialista Brasileiro, o candidato da Coligação Unidade Popular – O Povo Outra Vez tem o apoio de 36% dos eleitores, enquanto Paulo Mustrangi conta com 26%. Nelson Sabra, do PRB, aparece em terceiro lugar, com 7%.

As outras pesquisas foram realizadas pelo Instituto Informa e pela Agência Orbe de Pesquisa e Comunicação, de Duque de Caxias.

Conforme divulgou a assessoria do candidato do PSB, foram ouvidos 504 eleitores na pesquisa estimulada pelo Ibope, e que aconteceu entre os dias 17 e 18 de setembro. Dessas pessoas 36% disseram que votariam

em Ronaldo Medeiros, e o candidato do PT, Paulo Mustrangi, ficou em segundo lugar, com 26%. Logo depois vêm Nelson Sabrá (PRB) com 7%, Marcos Novaes (PHS) somou 5%, e Ester Mendonça (PSOL) ficou com 1% das intenções de voto. Cerca de 20% dos entrevistados não souberam dizer em quem votariam para prefeito.

Votos brancos e nulos totalizaram 4%, quanto 1% dos eleitores preferiram não responder à pesquisa.

Na pesquisa espontânea do Ibope, Ronaldo também manteve a vantagem sobre Mustrangi, com 31% das intenções de voto contra 18% do concorrente. Sabrá obteve 5% entre os entrevistados; Novaes, 3%, e Ester, 1%. O levantamento concluiu que 36% dos eleitores não souberam definir o voto. O instituto enfatiza que é preciso considerar uma margem no resultado das enquetes de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Por outro lado, apesar de continuar em primeiro lugar, a vantagem de Medeiros não é tão grande na pesquisa (RPE 003/2008 – Protocolo 1116/2008) realizada pelo Instituto Informa Pesquisa de Opinião Política e Marketing, contratada pela CLG Gama Comunicação Ltda. Dessa vez, o peessedebista soma 28,7%, enquanto Mustrangi aparece logo em seguida com 24,6% das intenções de voto. Dessa forma, os candidatos estão tecnicamente empatados e as eleições municipais seriam levadas para o Segundo Turno.

Em terceiro lugar aparece Marcos Novaes, que conseguiu 8,6% das indicações; Nelson Sabrá está com 5,6% e Ester Mendonça com 2,6%. Os votos nulos somam 8,8%, e dos indecisos ainda dão 21,1% dos entrevistados. A pesquisa foi realizada com aproximadamente 600 pessoas entre os dias 25 e 29 de setembro e, de acordo com

observadores políticos da cidade, é atrás desses grupos que continuam em dúvida que os candidatos vão investir, já que é um número expressivo e com a capacidade para decidir a eleição a favor de alguém.

Por outro lado, a pesquisa da Agência Orbe, feita nos dias 24 e 25 de setembro e encomendada pela Duo Rio de Janeiro Comunicação Ltda, cuja sede fica na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, aponta um outro quadro eleitoral em Petrópolis. Segundo o instituto, Ronaldo Medeiros sobiu para 42,4% na preferência do eleitorado,

ampliando sua vantagem em relação a Paulo Mustrangi, segundo colocado, que tem 21,9% das intenções de voto. A pesquisa, realizada com aproximadamente 600 eleitores, também está registrada no TRE (RPE 004/08 – Protocolo 1134/2008).

De acordo com o levantamento da Orbe Pesquisa e Comunicação, a eleição de Ronaldo ocorreria no primeiro turno, já que a soma dos demais candidatos seria inferior a do candidato da coligação Unidade Popular – O Povo Outra Vez. Com margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato Novaes aparece com 4,2% da preferência do eleitorado, Sabrá está com 2,5% e Ester Mendonça com 0,5%. Na pesquisa estimulada, a diferença entre peessedebista e o petista é ainda maior. Nela, eles aparecem com 44,9% 23,2%, respectivamente. O índice de indecisos foi de 23,1%.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: