quinta-feira, outubro 23, 2008

Petista lidera disputa eleitoral em Petrópolis

Pesquisa Ibope divulgada anteontem em Petrópolis mostra que o candidato do PT, Paulo Mustrangi, lidera com folga a disputa pela prefeitura do município, com 51% das intenções de voto, contra 34% do adversário, Ronaldo Medeiros (PSB), que tem o apoio do prefeito Rubens Bomtempo.
A primeira pesquisa Ibope do segundo turno ouviu 406 eleitores em todo o município.
Os entrevistados que declararam votar em branco ou nulo representam 7%. Eleitores indecisos têm igual porcentagem.
A pesquisa, registrada na 85ª Zona Eleitoral de Petrópolis sob o número 1271/2008, foi feita no dia 15 de outubro por solicitação do jornal “Tribuna de Petrópolis” e tem margem de erro de cinco pontos.
A pesquisa mostra que a maioria absoluta dos eleitores (91%) declarou que a decisão de voto é definitiva, enquanto apenas 6% admitem que ainda podem mudar. Se excluídos os eleitores indecisos e os que declararam voto branco ou nulo, Paulo Mustrangi tem 60% e Ronaldo Medeiros, 40%.
Para 61% dos entrevistados, Mustrangi vencerá as eleições, enquanto 28% acreditam na vitória de Medeiros.

Boatos e panfletos apócrifos marcam a disputa

A disputa pelo segundo turno em Petrópolis vem sendo marcada por uma onda de boatos e, principalmente, por panfletos apócrifos, intensificando o trabalho da fiscalização eleitoral. A apreensão mais recente feita pela fiscalização de propaganda do TRE aconteceu na noite de domingo, quando 28 DVDs contendo propaganda irregular contra Mustrangi foram recolhidos. O material foi apreendido com três pessoas que teriam saído de um evento na Casa de Portugal, no bairro Quitandinha, onde houve uma reunião da coligação “Unidade Popular — o Povo Outra Vez”, do candidato do PSB.
O material apreendido e a ocorrência registrada na 105aDP, foram encaminhados ontem à 227ª Zona Eleitoral. Segundo o chefe do setor de fiscalização do TRE, Roberto Hang, o juiz eleitoral Alexandre Correa Leite já havia emitido decisão proibindo a veiculação do vídeo pelo PSB, por considerá-lo propaganda irregular.
Hang, disse que a coligação foi intimada sobre a decisão e que o partido pode ser multado em R$ 50 mil, caso o material continue sendo distribuído.
A coligação do PSB informou que o conteúdo dos DVDs não traz qualquer expressão ofensiva ao candidato adversário, mas uma cópia integral de discurso em convenção aberta ao público e realizada pelo Partido Socialista Brasileiro em abril deste ano.
O PSB afirma, no entretanto, que não tem responsabilidade sobre a cópia desse material nem sobre a sua distribuição, que se encontra de forma pública no Youtube.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: