sexta-feira, outubro 24, 2008

Candidatos em Petrópolis participam de debate

Há dois dias da eleição que definirá o próximo prefeito de Petrópolis, os candidatos, Paulo Mustrangi (PT) e Ronaldo Medeiro (PSB), participam hoje do último debate realizado no segundo turno, com igualdade de condições em relação à legalidade das candidaturas. No fim da tarde de ontem o Tribunal Regional Eleitoral, no Rio de Janeiro, julgou procedente o recurso contra a cassação do registro do candidato do PSB, que estava com a candidatura sub-júdice em função da decisão da juíza Christianne Ferrari, da 85a Zona eleitoral. Às vésperas do primeiro pleito a magistrada havia decretado a cassação da candidatura e a inelegibilidade por três anos, de Ronaldo Medeiros e do prefeito Rubens Bomtempo, por abuso de poder político. No entanto a decisão da juíza foi revertida por quatro votos a um no Tribunal do Rio.

O único debate entre prefeitáveis neste segundo turno, será realizado na sede da rede InterTV (afiliada da rede Globo), no município de Nova Friburgo e irá ao ar após a novela "A Favorita". Desde ontem, tanto o petista Paulo Mustrangi, como o candidato do PSB Ronaldo Medeiro, se preparam para participar do último confronto. Apesar disso, os candidatos não abriram mão de fazer corpo a corpo com os eleitores. Paulo Mustrangi conversou com moradores na região do Quitandinha e Ronaldo Medeiros visitou algumas fábricas no bairro Morin. À noite Ronaldo Medeiro comemorou a vitória de seu recurso judicial, com correligionários, na Praça D. Pedro, no Centro.

A expectativa é de que o debate de hoje ajude os 231.821eleitores petropolitanos a conhecerem um pouco mais as propostas dos candidatos, que ao longo da campanha foram veiculadas apenas em programas de rádio, uma vez que uma decisão judicial proibiu a exibição do programa eleitoral no sistema fechado de TV, que atende praticamente toda a cidade.

Apesar disso, pesquisa Ibope divulgada esta semana, aponta Mustrangi com 54% da preferência do eleitorado, contra 34% de Medeiros. A pesquisa, encomendada pelo jornal Tribuna de Petrópolis, foi registrada na 85a. Zona Eleitoral, sob o número 1271/2008 e mostra ainda que 7% dos eleitores estavam indecisos, outros 7% pretendiam votar em branco ou anular o voto, e que 1% preferiram não responder. De acordo com o Instituto, a margem de erro da análise é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos.

A possibilidade de vitória do petista, chamou atenção da executiva do partido, que vem demonstrando mais apoio à Mustrnagi. Esta semana estiveram o presidente nacional do PT e deputado federal, Ricardo Berzoini, e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Patrus Ananias subiram a Serra para apoiar o petista. Os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Justiça, Tarso Genro, também participaram da campanha com a gravação de depoimentos para a propaganda de rádio de Mustrangi.

Por outro lado, o candidato do PSB, que tem a coligação com maior número de partidos - 12 ao todo – e o apoio do prefeito Rubens Bomtempo, do governador Sérgio Cabral e de 90% da Câmara, apresentou em seu programa eleitoral de rádio, declaração de Cabral enfatizando a importância da parceria entre os governos municipal, estadual e federal e discursos inflamados do atual prefeito.

Na reta finar da campanha, panfletos apócrifos, e-mails com ataques pessoais, DVD’s com propaganda irregular, vem dando trabalho aos fiscais da 227a Zona Eleitoral. Uma onda de boatos espalhados pela cidade também exigiu mais empenho dos candidatos e fez com que a maior parte do tempo das propagandas neste segundo turno fosse usado para a defesa pessoal; ambos pouco se aprofundaram nas discussões sobre os problemas reais da cidade, como a saúde, transporte público, trânsito, emprego, ocupações irregulares e a importância da preservação do Patrimônio Histórico aliada ao desenvolvimento da cidade Imperial.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: