sexta-feira, abril 14, 2006

Artistas em Itaipava - De móveis a esculturas em exposição

Diário de Petrópolis:
Trabalhos de artistas de sete diferentes ateliês petropolitanos estão sendo apresentados desde ontem, no espaço cultural do Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava. A mostra reúne uma grande variedade de peças, de diferentes estilos, formatos e utilidades. Muitas são apresentadas - e comercializadas - semanalmente, pelos seus criadores, na feira de artesanato da Serra, que funciona em frente ao Hortomercado. A exposição poderá ser visitada até o dia 16 de abril, das 8h às 18h.
Um dos destaques da mostra são os móveis rústicos de Ailton Ribeiro, que há 27 anos trabalha produzindo peças grandes feitas com madeira de demolição e algumas em estilo provençal. O artesão foi um dos precursores do móvel rústico na Serra. Depois de aprender o ofício em algumas empresas, ele resolveu apostar numa pequena fábrica, que fica nos fundos da sua residência, em Bonsucesso, e o negócio prosperou. "Hoje trabalho mais por encomenda. Nosso estilo é o mineiro, sem prego, e já se tornou conhecido. As pessoas acabam vindo aqui comprar, pois sabem que encontrarão preço e qualidade", diz ele, que conta com a ajuda da família na produção das peças.
O casal Eloir e Tânia Ferreira, que há alguns anos produz esculturas utilitárias feitas com concreto celular, já tendo participado de algumas feiras com esse trabalho, traz uma novidade para essa mostra: uma nova fase do ateliê, onde são criados objetos com os mais inusitados materiais recicláveis. Um dos destaques que o visitante poderá conhecer na exposição é um porta-controle, para tevê, DVD, som, ou qualquer outro tipo de aparelho, feito tendo como matéria-prima o filtro de café. Com esta mesma matéria-prima eles produzem até jarros, e muitos outros objetos para a casa.Vera Bull, que há 35 anos trabalha com artes plásticas, vai mostrar suas miniaturas decorativas e utilitárias, feitas com madeira. São quadros, ideais para a decoração de ambientes, porta-jóias, sempre com pequenos adornos, em tamanho bastante reduzido. Além disso, ela apresenta souvenirs que têm criado recentemente que homenageiam ícones petropolitanos.

Nenhum comentário: